Procon investiga Magazine Luiza, Marisa e Extra por cobranças indevidas em cartões de crédito
O Procon de Minas Gerais instaurou processos administrativos contra o Magazine Luiza, Lojas Marisa e o Extra Hipermercado. Eles estariam supostamente fazendo cobranças indevidas de seguros e outros produtos no cartões de crédito das lojas.
Leia também:
Nubank Rewards acerta parceria com o Hotel Urbano e acumula 6 vezes mais pontos.
Confira 10 direitos do consumidor nas compras com cartão de crédito.
Procon investiga Magazine Luiza, Marisa e Extra por cobranças indevidas em cartões de crédito
Essas cobranças indevidas, segundo o promotor de Justiça de defesa do consumidor de Belo Horizonte, Glauber Tatagiba, são incluídas nas faturas dos cartões todos os meses, o que acarreta em que muitos consumidores estariam pagando sem nem saber do que se trata.
Ainda segundo ele, essa prática é realizada em conjunto com o banco Itaucard. Isso porque quando os consumidores recorrem aos estabelecimentos, eles repassam o problema para os bancos. “Daí começa o empurra-empurra”, comenta ele. O promotor acrescenta ainda que existem indícios de práticas similares praticadas por outras instituições financeiras, como o Bradescard. “Estamos juntando documentação para instaurar processos contra outros estabelecimentos comerciais com igual conduta”, disse.
As empresas terão, portanto, 10 dias a partir da data da notificação para apresentar a defesa.
O que as empresas dizem?
Segundo a Veja, o Magazine Luiza disse que”não foi notificado sobre o procedimento investigatório em questão. De qualquer forma, a empresa ressalta que seus funcionários passam por treinamentos constantes para terem as melhores práticas na comercialização de serviços financeiros, sempre informando o cliente sobre qualquer item adquirido.”
Já o Extra afirmou que “pauta suas ações no respeito ao cliente e segue irrestritamente as normas e leis vigentes, bem como o Código de Defesa do Consumidor. A rede ressalta que tem como premissa esclarecer corretamente ao consumidor, de forma clara e transparente, as características e preços dos serviços disponibilizados nas lojas. O Extra esclarece que não foi notificado ainda pelo órgão e que prestará todas as informações necessárias dentro do prazo limite.”
A Marisa disse que não comenta processos judiciais. O Itaú Unibanco informa “que ainda não foi notificado da investigação. Reafirmamos nosso respeito com o consumidor e reforçamos que nossas práticas seguem a regulamentação vigente. O Itaú mantém diálogo permanente com o Ministério Público e o PROCON, e prestará os esclarecimentos sobre a regularidade da sua conduta”. Por fim, o Bradesco não respondeu até a publicação desta matéria.
Gostou da notícia?
Então nos siga em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim, acompanhe artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.
Fonte: Veja.