Mercado Livre lança modalidade para entregar produtos em até um dia
O Mercado Livre está lançando um aplicativo (Mercado Envios Flex) focado para entregar produtos em até um dia. A novidade tem o objetivo de auxiliar o vendedor a entregar os produtos de forma mais rápido quando o pedido for realizado por alguém próximo a ele.
Mercado Livre lança modalidade para entregar produtos em até um dia
“Estamos usando a própria proximidade entre comprador e vendedor para enfrentar dificuldades logísticas”, diz Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios, braço logístico do grupo. “Todas as empresas de transportes do e-commerce buscam essa modalidade de entrega rápida, mas a forma como a logística tradicional se estruturou dificultou isso porque os pedidos são concentrados num único local. Nós não estamos concentrando”, acrescenta.
Leia também:
Mercado Livre agora permite que vendedor aplique descontos para os melhores compradores.
Mercado Livre vai interferir nos preços dos produtos.
Inicialmente será feito um teste na cidade de São Paulo
O app estará disponível, por enquanto, apenas em São Paulo, e terá incentivos para que os vendedores a utilizem. Os vendedores que aderirem, portanto, terão destaque no site.
O lançamento da novidade vem de encontro com o que outros competidores estão fazendo também. Recentemente, o Magazine Luiza anunciou que possui uma meta de 50% dos pedidos serem entregues em até dois dias, em 2019. Hoje ela consegue entregar em 20% dos pedidos. Já o Mercado Livre não divulga a sua meta, mas entende que hoje a representatividade das entregas de curto prazo no Brasil está muito abaixo do ideal.
“Quando comparamos com mercados mais maduros, o cenário brasileiro ainda é muito diferente. Temos empresas na China onde as entregas em até dois dias são 90% do total”, comenta Bassoi.
O cliente poderá escolher a entrega expressa no site do Mercado Livre. Já as empresas vendedoras usarão a a rede de transportadores para fazer o processo de entrega e rastreamento. O caminho do produto até o cliente, portanto, poderá ser rastreado e acompanhado por ele. Somado a isso, o vendedor poderá recrutar portadores de diversas modalidades, seja a pé, pedalando e dirigindo um veículo. O objetivo, como foi dito acima, é o de entregar produtos em até um dia, acelerando o processo de venda.
Além disso, o Mercado Livre tem investido no fulfillment, que é uma modalidade em que a empresa armazena e distribui os produtos para os vendedores. O número de vendedores, segundo Bassoi, depois que foi lançado no ano passado, aumentou em cerca de dez vezes no primeiro semestre deste ano. Por isso, a empresa está expandindo o seu centro de distribuição, localizado em Louveira.
Gostou da notícia?
Então nos siga em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe absolutamente tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.
Fonte: Época.