Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

10 Dicas para economizar na gasolina do seu automóvel em 2021

0

Independentemente se você mora na cidade ou no interior, ou se tem um carro 1.0 ou 2.5, você sempre pode melhorar a eficiência do uso de combustível. É possível fazer um pouco mais de quilometragem de cada litro. E ao melhorar apenas um ou dois quilômetros por litro de combustível, realmente vai fazer a diferença no final do mês.

Além disso, vale a pena considerar como seus esforços para economizar combustível beneficiarão o planeta e as gerações futuras. Isso porque as emissões de CO2 dos automóveis desempenham um papel significativo no aumento da temperatura global. As mudanças climáticas afetaram negativamente muitos lugares ao redor do planeta, e vários de seus efeitos são irreversíveis.

A seguir estão 10 dicas para economizar gasolina que podem ajudá-lo a tirar o máximo do seu tanque. Você não só economizará dinheiro, mas também reduzirá a emissão de CO2 no meio ambiente. Cada uma dessas dicas aumentará ligeiramente a quilometragem do seu carro e todas essas economias quando somadas, farão uma diferença substancial.

É provável que você também goste:

Mercado Livre investe no marketplace de carros usados Carflix.

Volkswagen lança programa de carro por assinatura.

Quais as condições para conseguir empréstimo com carro como garantia?

Devolver ou renegociar um carro financiado. Quais são os trâmites?

10 Dicas para economizar na gasolina em 2021

1. Remova o excesso de peso para economizar na gasolina

Você pode reduzir o consumo de combustível removendo o excesso de peso do seu carro. Você pode fazer isso removendo do porta-malas o que você não está usando. Bolas de futebol, cadeiras de praia, brinquedos e outras coisas podem ser úteis de vez em quando, mas custam dinheiro para transportar devido ao peso extra.

2. Só mantenha no seu tanque a gasolina que você precisar

Por mais chato que seja abastecer regularmente o seu carro, um tanque cheio faz você gastar mais combustível. Para facilitar a aplicação da quantidade correta de combustível, mantenha um notebook no porta-luvas.

Alguns tanques de combustível podem ter capacidade para mais de 80 litros, de modo que é uma quantidade significativa de peso extra para transportar. Você não deixaria 80 litros de água engarrafada no porta-malas, deixaria? Considerando que o peso de um litro de gasolina é de 750g, 80 litros pesaria nada menos do que 60 Kg.

3. Mantenha seus pneus inflados

Para cada queda de temperatura de 6 graus Celsius, seus pneus perdem 1 psi de pressão. Então, quando a temperatura baixa, como na chegada de uma frente fria, você deve inflar seus pneus.

Manter seus pneus inflados à pressão recomendada faz a diferença no gasto de gasolina. Verifique a pressão dos pneus regularmente. Além de lhe dar uma melhor quilometragem a gás, os pneus devidamente inflados durarão mais tempo e estarão mais seguros.

4. Combine caronas com conhecidos para rachar o combustível

Combinar caronas com amigos, colegas de trabalho e familiares podem lhe ajudar muito na economia de gasolina. Se você por exemplo conhece um colega de trabalho que vai de ônibus e mora perto de você, vale a pena perguntar se ele não lhe daria o dinheiro gasto em transporte em troca de carona todos os dias.

Assim, você sairá pouco da sua rota, ganhará um valor mensal que pode ajudar a bancar sua gasolina e de quebra pode ajudar um colega a se transportar com mais qualidade até o trabalho.

5. Planeje suas viagens

Planejar as viagens pode significar duas coisas. Primeiramente, quando você tiver que sair, tente agendar outras tarefas ao mesmo tempo, para que sua saída seja geograficamente eficiente. Evite ir e voltar por pontos da sua cidade.

Em segundo lugar, combinar viagens significa que, em vez de fazer três viagens esta semana para pagar algumas contas, fazer algumas compras e ir na casa de algum conhecido, você vai manter uma lista do que você precisa para que você possa fazer tudo em uma só viagem.

6. Reduza o atrito

Estamos no verão, e o interior do seu carro pode ficar muito calor. Então você baixa as janelas ou liga o ar condicionado? Qualquer método de alcançar uma temperatura ambiente mais agradável pode estar errado, dependendo da sua velocidade. Isso porque tanto o ar condicionado usa combustível quanto o atrito causado pelas janelas abertas em alta velocidade gastam combustível.

Em baixas velocidades, abra a janela – o combustível usado para compensar o atrito é menor do que o combustível usado para alimentar seu ar condicionado. Entretanto, se você está dirigindo em uma estrada a 80 km/h ou mais, é o contrário. Ligue o ar condicionado, pois nesse caso o combustível usado para compensar o atrito é maior do que o combustível necessário para manter o ar condicionado ligado.

7. Acelere gradualmente

O consumo de combustível pode ser reduzido acelerando o carro gradualmente, e mudando a marcha mais suavemente. Dirigindo agressivamente e freando de repente, você queimará 20% mais combustível. Com uma conduta segura de condução, você economizará combustível.

Ao pensar em economizar combustível, certifique-se de que sua condução é suave. Desligar o carro quando ocioso também ajudará muito. Seu carro continua queimando combustível enquanto estiver ligado. Então desligue o motor quando parar de dirigir.

8. Use a marcha mais alta possível

Todos os carros são projetados para começar na marcha mais baixa, pois é aí que você tem mais potência para aceleração. Mas dirigir na marcha mais alta aumentará a economia de gasolina. Isso porque o consumo de combustível aumenta quando você ficar muito tempo em marchas mais baixas.

Dirigir devagar na marcha mais alta também aumentará o consumo de combustível. Use a marcha mais alta possível quando for seguro fazê-lo, e não fique em marchas mais baixas por muito tempo.

9. Não dirija a mais do que 100 km/h

Antes de mais nada, se você realmente quer economizar dinheiro substancial na bomba de gasolina, não dirija a 120 km/h na estrada. Não estamos falando de evitar multas por infringir a lei, estamos falando de outro conjunto de leis jurídicas, e sim das leis da física, que estipula que o atrito aerodinâmico em seu carro a 120 km/h faz com que seu carro queime pelo menos 20% mais combustível do que seria a 100 km/h.

Então, se você se deslocar ao longo de pelo menos 50 km/h de estrada por dia em um veículo com eficiência de combustível média, essa simples diferença de velocidades pode economizar muito dinheiro em forma de gasolina.

10. Aproveite os cartões de crédito com cashback para economizar na gasolina

Por fim, os postos de gasolina competem entre si para tentar incentivá-lo a ter fidelidade com eles. Por isso, fique de olho em programas que lhe dão dinheiro de volta com combustível, e use-os quando você for abastecer.

Podemos citar como exemplo o cashback dos postos BR, que pagando com o Ame Digital devolve parte do valor gasto no abastecimento. Também há o programa Abastece aí dos Postos Ipiranga e o Shell Box.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fewerton/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...