Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

18 milhões de contribuintes vão receber restituição do IRPF 2024 em junho!

18 milhões de contribuintes recebem restituição do Imposto de Renda em junho. Veja se você está na lista e como consultar o valor

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 será pago no dia 28 de junho e contemplará cerca de 18 milhões de contribuintes. Assim, a entrega desses recursos não é apenas uma formalidade administrativa; representa uma significativa circulação de dinheiro, trazendo alento e melhores condições econômicas para diversas famílias.

Dessa forma, a restituição do Imposto de Renda é aguardada anualmente por contribuintes que, ao declararem além do devido, têm direito de receber de volta a diferença. Assim, a partir do dia 21 de junho, é possível verificar a inclusão no segundo lote através do site da Receita Federal.

2º lote da restituição do IRPF 2024

A prioridade de pagamento da restituição geralmente contempla grupos vulneráveis como idosos e pessoas com deficiência, mas qualquer pessoa que tenha declarado mais do que sua obrigação fiscal pode vir a ser contemplada.

Veja também:

URGENTE: BC revela vazamento de dados Pix em duas instituições de pagamentos

Assim, para todos que esperam pela restituição, consultar a situação é simples: basta acessar o portal da Receita Federal, inserir o CPF e seguir as indicações para consultar os lotes de restituição já liberados e os que ainda estão por vir. Essa checagem online, rápida e segura, é essencial para planejar o uso desse recurso extra.

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela restituição
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Calendário de pagamento

Por fim, confira o calendário de liberação dos lotes da restituição do IRPF 2024:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Adicionalmente, a distribuição desses valores também leva em conta diferentes métodos de declaração e opções de recebimento, como via Pix ou a declaração pré-preenchida. Promovendo a inclusão de uma gama ainda maior de contribuintes. Assim, essa flexibilidade beneficia não só os prioritários mas também amplia as vantagens para outros grupos.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com