Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 tendências tecnológicas que vão bombar no mercado em 2024

Explore as principais tendências tecnológicas previstas para o setor de TI em 2024. Descubra como essas tendências impactam os negócios!

O avanço da tecnologia vem gerando grandes evoluções no setor de TI, e a previsão para 2024 é de ainda maior crescimento. Mas, afinal, quais serão as tendências tecnológicas para este novo ano?

Investimentos mundiais no setor, de acordo com previsões do Gartner, devem aumentar em 8%, totalizando um gasto de US$ 5,1 trilhões.

Tendências tecnológicas para 2024

As principais tendências tecnológicas para o próximo ano, identificadas em um levantamento realizado pela Softtek, incluem a valorização da Inteligência Artificial (IA), a hiperautomação de processos, a evolução das arquiteturas corporativas, a tecnologia limpa (CleanTech) e a inovação aberta.

1. Valorização da Inteligência Artificial

Uma das principais tendências que prometem ter impacto nos negócios e na sociedade é o avanço da Inteligência Artificial (IA).

Entretanto, segundo Adriano Candido, diretor de Soluções e Inovação na Softtek Brasil, empresa multinacional de TI, as empresas precisarão se manter eficientes e garantir a estabilidade de seus negócios para evoluir nesse sentido.

Veja também:

INSS: é possível contribuir enquanto recebe seguro-desemprego? Confira

Ao mesmo tempo, deverão investir na adoção de novas tecnologias e na modernização da arquitetura corporativa para assegurar sua sobrevivência no mercado.

2. Hiperautomação de processos

A hiperautomação, que é a combinação de tecnologias de automação e Inteligência Artificial, continua sendo uma tendência em ascensão.

Assim, a estratégia de hiperautomação ideal deve ser adaptável às necessidades específicas de cada empresa, levando em consideração seu nível de maturidade digital, infraestrutura instalada e investimentos disponíveis.

3. Modernização de sistemas

A modernização de sistemas através da adoção de novos sistemas, como o SAP S/4Hana, soluções em cloud e automatização de processos, é fundamental para as empresas tecnológicas.

Serviços de Gerenciamento de Aplicações (AMS) provam ser essenciais para empresas de médio e grande portes, que precisam de excelência em seus ativos de TI.

4 e 5. CleanTech e Inovação Aberta

Devido ao comprometimento crescente das empresas com práticas ESG melhores, a indústria CleanTech desponta, incorporando tecnologias limpas em suas cadeias de produção para ter um impacto positivo.

Além disso, a Inovação Aberta, processo colaborativo e contínuo de troca de informações e recursos tecnológicos, deve ganhar ainda mais destaque no mercado ao longo de 2024.

Imagem: Rymden / Shutterstock.com