Antecipação do 13° salário do INSS: 30 milhões de aposentados podem receber em abril

Pelo calendário, os beneficiários passam a receber a partir de 25 de março.

0

Os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário no final do mês de março; as informações são de representantes dos segurados. Dessa forma, a expectativa é que o pagamento seja feito com a folha mensal de benefícios. Ou seja, pelo calendário, os beneficiários passam a receber a partir de 25 de março.

De acordo com o presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), o sindicato realizou ainda em janeiro o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º. Assim, extraoficialmente, o pagamento teria sido confirmado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Porém, como não houve um retorno oficial, a expectativa é que o pagamento saia em março.

É provável que você também goste:

Easynvest oferece empréstimos a partir de R$ 1 mil sem consulta ao SPC e Serasa

Como vai funcionar o empréstimo via Caixa Tem, para beneficiários do auxílio emergencial?

Saiba mais sobre o adiantamento do 13º salário

Além disso, os representantes dos aposentados também acreditam que não haverá adiantamento para o mês de fevereiro, como o governo havia sugerido inicialmente. O motivo é que o INSS já teria começado a processar a folha de pagamentos de aposentadorias e pensões deste mês, mas sem o 13º.

De acordo com a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a entidade está tentando realizar um encontro com representantes do governo federal para debater o adiantamento dos valores.

Medida visa minimizar efeitos da crise econômica

Por fim, embora o governo tenha feito o adiantamento nos últimos anos, dessa vez a antecipação da primeira e da segunda parcelas do 13º foi feita para tentar minimizar os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia. Assim, na época, com o isolamento social, o governo optou por liberar o valor nas competências de abril e maio. Com isso, seriam injetados o total de R$ 23,7 bilhões na economia, com pagamento dos valores a 30,7 milhões de segurados.

Atualmente, tem direito ao 13º, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Além disso, quem ganha BPC ou renda mensal vitalícia não recebe o benefício. Enfim, a primeira parcela equivale a exatamente metade do valor do benefício mensal, enquanto a segunda tem os descontos de Imposto de Renda.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...