Afinal, quais são as regras atuais para se aposentar ainda em 2023?
Entenda as novas regras para aposentadoria em 2023. Saiba mais sobre idade mínima, tempo de contribuição e regras de transição.
No universo previdenciário, o conhecimento aprofundado da legislação em vigor é fundamental para assegurar os direitos daqueles que planejam o tão sonhado descanso. No entanto, as atualizações e mudanças no sistema são frequentes.
Nesse contexto, as mudanças na legislação previdenciária podem causar dúvidas, principalmente para quem está prestes a se aposentar. Desta forma, descubra, a seguir, as regras atuais da aposentaria.
Regras para aposentadoria 2023

As regras para aposentadoria 2023 são orientações definidas pela legislação previdenciária que estabelecem os critérios para a obtenção do direito à aposentadoria. Essas regras envolvem aspectos como idade mínima, tempo de contribuição, pontos acumulados e regras de transição, mencionadas em detalhes nos próximos parágrafos.
Leia também: Cartão da Caixa libera 75% de desconto em farmácias; veja como ganhar
Desse modo, nas novas regras para aposentadoria, a idade mínima exigida para homens é de 65 anos e para mulheres é de 62 anos. Já o tempo mínimo de contribuição ao INSS estabelecido é de 20 anos para homens e de 15 anos para mulheres.
Regra de pontos
A regra de pontos para aposentadoria consiste na soma da idade com o tempo de contribuição, sendo necessário atingir 105 pontos para homens e 95 pontos para mulheres. Isto é, uma mulher com 55 anos e 40 anos de contribuição (55 + 40), por exemplo, atingiria a pontuação necessária para se tornar elegível.
Transição da aposentadoria
A transição visa evitar alterações abruptas e desvantajosas para aqueles que estão próximos de se aposentar. No caso das regras para aposentadoria 2023, a idade mínima aumenta progressivamente para homens e mulheres, iniciando em 61 e 56 anos, respectivamente. Além de avançar 6 meses a cada ano, até atingir 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Como dar entrada?
Em suma, para dar entrada na aposentadoria é preciso seguir uma série de passos, a começar pela reunião da documentação necessária, certificar-se de que os requisitos estão sendo cumpridos conforme as regras atuais e então realizar o agendamento de uma consulta no INSS.
Assim, poderá realizar a solicitação do benefício on-line, através do portal “Meu INSS” (Android e iOS), na aba ‘Novo Pedido’, em seguida, basta selecionar o que deseja e seguir as instruções indicadas no portal. Após a solicitação é possível acompanhar todo o processo pela plataforma
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com