Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda 2024?

Entenda quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda 2024 e saiba como acompanhar o calendário de pagamentos.

Iniciou-se, em 15 de março, o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda 2024, estendendo-se até o final de maio. Este período é crucial para milhões de brasileiros que precisam acertar as contas com o Leão. A grande novidade deste ano são as facilidades incluídas para quem utiliza a declaração pré-preenchida e opta pela restituição via Pix.

A Receita Federal mantém suas prioridades para restituições: idosos acima de 80 anos, pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência, professores e contribuintes que usam a declaração pré-preenchida ou optam por Pix. Ademais, a ordem de envio das declarações também influencia, seguindo a lista de prioridades.

Como funciona o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal prepara os lotes de pagamento até o dia 10 de cada mês, permitindo assim uma organização eficaz para o envio dos fundos aos bancos responsáveis. Ademais, para quem enviou a declaração até 10 de maio, por exemplo, as chances de estar incluso no primeiro lote aumentam significativamente.

Leão símbolo do Imposto de Renda ao lado de notas de 50 e 100 reais adicionadas à imagem via edição.
Imagem: SteffenTravel / Shutterstock.com

As restituições começam a ser pagas no final de maio e se estendem até setembro, com o valor sendo corrigido pela taxa Selic. Dessa forma, em caso de erro no fornecimento dos dados bancários, os recursos são redirecionados ao Banco do Brasil, onde ficam disponíveis pelo prazo de um ano.

Como verificar a situação da sua declaração?

Os contribuintes podem consultar o processamento de suas declarações por meio do site da Receita Federal ou pelo portal de serviços, substituto do e-CAC. Essas plataformas oferecem informações detalhadas sobre a aprovação das restituições e alertam sobre possíveis inconsistências, permitindo correções antes do término do prazo de entrega.

Veja também:
Desoneração da folha de pagamento: entenda o conceito e a situação atual

É fundamental acompanhar a situação da declaração para evitar problemas como a malha fina, que pode atrasar substancialmente o recebimento da restituição.

Calendário de restituição para 2024:

  1. 1º lote em 31 de maio
  2. 2º lote em 28 de junho
  3. 3º lote em 31 de julho
  4. 4º lote em 30 de agosto
  5. 5º lote em 30 de setembro

Com o número de declarações esperadas para ultrapassar 43 milhões este ano, a recomendação é clara: não deixe para a última hora. Prepare sua documentação com antecedência, aproveite as facilidades tecnológicas disponíveis e assegure seu lugar na fila de restituição sem maiores preocupações.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com