Ainda não recebeu a restituição do IR 2023? Veja se caiu na malha fina
Receita Federal liberou hoje (22) o pagamento da restituição do IR 2023. Saiba se você caiu na malha fina e como proceder!
A corrida anual para acertar as contas com o Leão chegou ao fim para muitos. A Receita Federal liberou a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 (IR) nesta sexta-feira (22). Entretanto, aqueles que não encontraram o nome em nenhuma das listas liberadas ao longo do ano, precisam ficar atentos.
A temida malha fina pode ser o motivo da demora no pagamento da restituição do imposto. Se você está nessa situação, vamos lhe guiar sobre como verificar isso sem sair de casa e, se for o caso, corrigir sua declaração. Continue lendo!
Veja se caiu na malha fina

Cair na malha fina, apesar de assustador para muitos, é um problema solucionável. Primeiramente, é necessário consultar sua situação. Acesse, portanto, o Portal e-CAC e siga para a opção “Meu Imposto de Renda” em “Serviços em Destaque”. Lá, todas as declarações enviadas estarão listadas. Se sua declaração de 2023 apresentar pendências, será informada a condição de malha.
Ao entrar na seção “Serviços do IRPF”, vá em “Pendências de Malha”. Essa opção mostrará, especificamente, qual o erro identificado. A solução? Enviar uma declaração retificadora. Agora, se estiver tudo em ordem, você encontrará a mensagem “Em fila de restituição”, que indica que, logo, seu dinheiro estará em suas mãos.
Não recebi a restituição do IR: o que fazer?
Talvez você esteja se perguntando: “E se a restituição do IR não aparecer em minha conta?”. Não se preocupe. Caso o crédito não seja realizado, o valor fica disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil. É possível, aliás, reagendar o crédito diretamente no Portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento.
Veja também:
Ótima notícia aos beneficiários que aguardam o próximo pagamento do Auxílio Gás
Se, porventura, você esquecer de resgatar no prazo de um ano, a solução é solicitar o valor diretamente pelo Portal e-CAC. Vá até “Declarações e Demonstrativos”, siga para “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Imagem: rafapress / shutterstock.com