Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral sobre o Bolsa Família: benefício passará por mudanças em outubro

Cuidado para não ser pego desprevenido! Venha logo conferir as mudanças no Bolsa Família e se isso te afetará!

O Governo Federal está disponibilizando, nesse momento, os pagamentos referentes a setembro aos beneficiários do Bolsa Família. Sendo assim, até o dia 29 de setembro, milhões de brasileirões receberão pelo menos R$ 600 em suas contas do Caixa Tem.

No entanto, a preparação para o calendário de outubro já está acontecendo, oferecendo mudanças no programa social. Dessa maneira, o governo traz novas regras para o benefício, o que poderá afetar várias pessoas que são contempladas com essa transferência de renda. Portanto, siga a leitura para entender mais sobre essas alterações que ocorrerão no Bolsa Família no próximo mês.

O que mudará no Bolsa Família em outubro?

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site do programa aberto.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

O Bolsa Família referente ao mês de outubro apresentará algumas alterações nas regras de inclusão de famílias unipessoais no programa social. O Governo Federal implementou essa medida em resposta a uma série de fraudes ocorridas na gestão anterior, com o propósito de restringir a entrada desse público.

De acordo com as novas diretrizes, apenas 16% do total da folha de pagamento de cada município poderá acomodar famílias unipessoais. Assim, houve o estabelecimento desse limite com base em análises de dados e ele se aplica somente às novas concessões do Bolsa Família a partir deste momento.

Qual é o motivo para essa mudança no programa?

O propósito é retificar a disparidade que se verificou entre os anos de 2021 e 2022, período em que ocorreu um aumento significativo no número de famílias unipessoais durante a vigência do Auxílio Brasil. Nesse intervalo de tempo, o número de famílias unipessoais aumentou 197%.

Desse modo, houve um aumento de 1,8 milhão em dezembro de 2018 para 5,5 milhões em outubro de 2022. Ademais, no mesmo período, as outras configurações familiares inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) também tiveram um aumento, chegando a 21%.

Veja também:

Caixa fará pagamentos de até R$ 11.850 para brasileiros; saiba se você pode receber

Agora, se a folha de pagamento do município atingir o limite de 16% destinado a famílias unipessoais, será efetuada uma revisão com o objetivo de verificar a possibilidade de exclusão de algum beneficiário do Bolsa Família. Por fim, caso você ainda não seja beneficiário, confira aqui como receber um valor mensal no seu Caixa Tem.

Imagem: Adao / shutterstock.com