Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: mulheres contarão com novas regras para aposentadoria em 2022

Principais alterações são relacionadas às regras de transição

0

Aposentar-se sem dúvida é o objetivo de muita gente. De praticamente todo trabalhador, na verdade. E algumas pessoas hoje estão perto de alcançar esse estágio. Porém, neste ano de 2022, novas mudanças para as regras de aposentadoria pelo INSS passam a valer; e isso pode mudar os planos de algumas pessoas, sobretudo de muitas mulheres. As principais alterações são relacionadas às regras de transição, seja por pontos ou idade mínima. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

INSS: bloqueio por falta de prova de vida só poderá ocorrer após julho de 2022

Quem pode pedir a revisão da aposentadoria do INSS?

INSS: aposentados e pensionistas recebem perdão de dívidas; entenda

INSS: mulheres contarão com novas regras para aposentadoria em 2022

Dessa forma, vale dizer que as regras de transição são válidas para os trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho antes da promulgação da reforma, que ocorreu em novembro de 2019. Com isso, a mudança principal diz respeito às regras para idade mínima das mulheres. Isso porque, atualmente, a mulher com 61 anos já pode pedir sua aposentadoria ao INSS. Contudo, a partir de 1º de janeiro, precisa ter 61 anos e 6 meses.

Lembrando que, antes da Reforma da Previdência, a idade mínima para as mulheres era de 60 anos. Em 2023, o período de transição termina, com todas as trabalhadoras tendo que atingir os 62 anos para se aposentarem. Já a aposentadoria pelo INSS apenas por idade para os homens não sofreu alteração. Nesse caso, é preciso chegar aos 65 anos para ter acesso ao direito.

Por fim, a cada ano, 1 ponto é acrescentado à soma para permitir a aposentadoria dos trabalhadores. Os pontos mínimos para a aposentadoria das mulheres é 89, sendo no mínimo de 30 anos de serviço. Assim, mulheres com 3 décadas de contribuição e com 57 anos e 6 meses, mulheres podem se aposentar ainda em 2022. A regra dos pontos para os homens chega a 99 em janeiro. Portanto, os trabalhadores precisam ter 35 anos de contribuição e no mínimo 62 anos e 6 meses.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -