Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados do INSS devem ter antecipação do 13º em maio e junho

Saiba mais sobre a antecipação do 13º salário para aposentados do INSS, com previsão para os meses de maio e junho.

Aposentados do INSS devem ter antecipação do 13º em maio e junho? Nos próximos dias, a atenção de milhares de aposentados e pensionistas do Brasil estará voltada para as decisões tomadas pelo Ministério da Fazenda, que avalia a possibilidade de antecipação dos repasses referentes ao 13º salário. Hoje, mais de 39 milhões de cidadãos aguardam esta definição que pode injetar até R$ 76 bilhões na economia.

Os pagamentos, que deverão ser quitados em até duas parcelas em maio e junho, são considerados uma importante forma de impulsão da economia local. Isto porque aposentados e pensionistas representam uma parcela significativa do mercado consumidor brasileiro e o consumo desses grupos pode contribuir diretamente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Impactos econômicos e projeções

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

De acordo com os governadores do país, tanto para o comércio varejista quanto para atividades variadas, esse adiantamento poderá acarretar em um crescimento de mais de 2% no PIB de 2024. Cerca de 26,1 milhões de segurados ganham até um salário mínimo, o que permeará principalmente compras de necessidades básicas, como alimentos, itens de higiene e medicamentos.

Ainda, a elevação do poder de compra deve beneficiar não apenas os próprios aposentados e pensionistas, mas também a economia como um todo, seja ela local ou nacional. Tal movimentação parece ser urgente, como aponta Sandra Gonçalves, aposentada de 65 anos: “Precisamos de uma folga no orçamento. Tudo está muito caro. Não dá para esperar para receber o 13º só no fim do ano”.

Aposentados esperam ansiosos pela decisão final

Mas nem tudo parece ser tão simples no INSS. Neste ano, o Tesouro Nacional tem enfrentado dificuldades para equilibrar o controle do caixa, em um esforço para zerar as contas públicas. No entanto, o presidente Lula se comprometeu com a antecipação do 13º salário, o que acarretou em uma ansiedade generalizada por parte dos beneficiários.

Veja também:

Justiça homologa plano de recuperação judicial das Americanas

Certamente, a definição favorável traria alívio para muitos aposentados, como Maria da Conceição, de 72 anos: “O governo não pode decepcionar os aposentados e pensionistas. Se isso ocorrer, os únicos prejudicados seremos nós”. Para mais informações e atualizações, continue nos acompanhando.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com