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Auxílio Emergencial: conheça os números oficiais do governo que enviam SMS cobrando a devolução

O Ministério da Cidadania calcula que pelo menos 1 milhão de pessoas receberam o SMS solicitando a devolução do Auxílio Emergencial. O Ministério justifica a cobrança dizendo que essas pessoas foram encontradas em órgãos federais, e percebeu-se que elas  estavam violando as regras que foram estabelecidas para o programa.

Todos os que receberam a mensagem tinham uma ou mais das seguintes irregularidades: Vínculo empregatício; benefícios previdenciários ou assistenciais, benefício emergencial, seguro-defeso, seguro-desemprego, CPF irregular, funcionário de empresas estatais, servidor ou pensionista militares, servidores públicos, rendimentos tributáveis acima do limite, dentre outros.

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Todavia, de acordo com o governo, esse é o último lote obrigatório para a restituição que deverá ser feita ao longo dos próximos dias.

Ronaldo Navarro, secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania, informou que “este é o último lote de mensagens a ser enviado no ano de 2021. O objetivo é alcançar um novo público, formado por pessoas identificadas pelos órgãos de controle como indicados a procederem à devolução de recursos do Auxílio Emergencial”.

SMS para devolução do Auxílio Emergencial

O Ministério da Cidadania entra em contato exclusivamente por SMS. E alerta que os números utilizados para envio da mensagem são: 28041 ou 28042

As mensagens de texto são enviadas com a seguinte mensagem: “O CPF ***.XXX.XXX-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.

Como devolver o Auxílio Emergencial

As devoluções ocorrem de duas formas, confira:

  • Para quem receber SMS em relação às DARF em aberto deverá efetuar o pagamento ou se for o caso, acessar o site oficial para denunciar fraude ou informar divergência de valores.
  • Os notificados por outros motivos devem acessar o site e inserir o CPF, . em seguida será emitida uma GRU e o beneficiário poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil – internet, terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências -, ou em outros bancos.

A Cidadania afirma que “o objetivo é orientar sobre a devolução voluntária de recursos, denúncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente ao Auxílio Emergencial”.

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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com