Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Emergencial voltará a ser pago em abril?

0

Mesmo com as restrições da pandemia diminuindo, muitas pessoas ainda sentem os efeitos da Covid-19 em sua renda. Em outubro do ano passado, foram cerca de 25 milhões de pessoas que receberam o auxílio emergencial e ficaram sem o auxílio financeiro após o fim do benefício.

Por este motivo, muitos boatos surgiram a respeito do retorno do Auxílio Emergencial no mês de abril. Porém, as chances do benefício retornar são baixas.

O Ministério da Cidadania já confirmou que mantém firme a decisão de não relançar o programa que, durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, amparou cerca de 39 milhões de famílias vulneráveis.

É provável que você também goste:

Atenção: chefes de família ainda podem ter Auxílio Emergencial a receber

Motivo do Auxílio Emergencial não retornar

Segundo o Governo Federal, o principal motivo do auxílio emergencial não retornar é o desejo de expandir o Auxílio Brasil, o programa social que substituiu o Bolsa Família. Com os gastos que o benefício traz aos cofres públicos, manter os dois programas não é viável.

O Auxílio Brasil, ajuda, atualmente, cerca de 18 milhões de famílias com um valor médio de R$ 400 reais, que é pago às famílias com renda abaixo da linha da pobreza. Atualmente, o objetivo, de acordo com o Governo, é prestar assistência prioritária a quem faz parte desse grupo.

Auxílio Emergencial Retroativo

Apesar do programa provavelmente não retornar, há pessoas que podem ter um valor residual do Auxílio Emergencial a receber. No momento, o Governo Federal está pagando as parcelas atrasadas aos homens que são chefes de família monoparentais.

As consultas do benefício podem ser feitas no site oficial do Auxílio Emergencial. Para mais detalhes, leia a nossa matéria completa sobre o assunto, clicando aqui.

Além disso, cidadãos que acreditam ter direito ao retroativo do Auxílio Emergencial e não obtiveram nada, podem abrir um processo por meio da Defensoria Pública da União (DPU).

Os agentes recebem pedidos de reclamação relacionados ao Auxílio Emergencial e qualquer situação que envolva os pagamentos dos benefícios do Governo Federal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar