Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Gás 2023: como solicitar o benefício?

Saiba mais sobre o Auxílio Gás 2023; descubra quem tem direito ao auxílio com o gás de cozinha e como recebê-lo!

O Auxílio Gás é uma iniciativa do Governo Federal, que visa financiar os gastos relativos ao gás de cozinha para famílias em condições de vulnerabilidade social. O valor se baseia no preço médio do botijão de treze quilos, pago de forma bimestral.

Decreto n.º 10.881, de 2021, que regulamenta esse benefício. Ele é reservado para pessoas que possuem uma renda mensal familiar de até meio salário mínimo per capita e que estejam inscritas no Cadastro Único, além de recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Solicitando o Auxílio Gás

Mas, afinal de contas, como fazer a solicitação desse auxílio? O que acontece é que o recebimento desse benefício funciona como o Bolsa Família, por exemplo (antigo Auxílio Brasil). Ele possui vínculo com o já citado Cadastro Único.

O CadÚnico, como é chamado, é um registro que serve para identificar os recebedores dos benefícios sociais do governo. As famílias inscritas recebem direcionamento aos benefícios que lhe cabem a depender de suas condições.

Cadastro Único

Para se inscrever no CadÚnico, o líder familiar (maior de 16 anos), precisará procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para fazer o cadastro. Logo depois, deverá passar por uma entrevista para informar os dados necessários.

Dessa forma, a família estará inscrita. Entretanto, é preciso manter as informações sempre atualizadas para garantir o recebimento dos auxílios sociais, incluindo o Auxílio Gás. Isso pode ser feito pelo aplicativo do CadÚnico, disponível no Google Play, para Android e na App Store para iOS.

Sacando o Auxílio Gás

O Auxílio Gás é liberado em conta digital ou bancária. Para consultar o recebimento do mesmo, pode utilizar o aplicativo Caixa Tem, para Android e para iOS. Baixe o aplicativo e faça login usando o seu número de CPF. Na seção “Extrato”, será possível conferir se o depósito está sendo feito devidamente.

Você pode sacar o dinheiro relativo ao Auxílio Gás, também, em qualquer correspondente da Caixa. Antes de mais nada, lembre-se de levar consigo o cartão social e documento de identificação com foto, como RG ou CNH.

Imagem: Minervino Júnior/CB/D.A Press