Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central avança no projeto do Real Digital que deve iniciar em 2022

O Real Digital deve se conectar com os outros bancos centrais do mundo, e assim, permitir a realização de transações com outros países

O Banco Central (BC) se concentra em um projeto ambicioso: o Real Digital. De acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, o grupo que trabalha nesses estudos da moeda digital está em fase avançada. Além disso, o presidente estima iniciar a operação em 2022, ou no mais tardar, em 2023.

5 dicas do Banco Central para evitar fraudes financeiras na internet

Banco Central avança no projeto do Real Digital que deve iniciar em 2022

De acordo com Campos Neto, no evento Expert XP, realizado na última terça-feira (24), “Estamos começando a falar sobre a tecnologia que vai ser usada”. Apesar de não dar mais detalhes sobre o assunto, o executivo disse que o BC já tem as respostas para os questionamentos mais importantes, e que o projeto está em operação, em uma velocidade alta. 

Segundo a instituição, a criação de moedas digitais interessa 85% dos bancos centrais do mundo. Ao contrário do que acontece com as criptomoedas, como o Bitcoin, o Real Digital vai ter o lastro do BC. E o seu valor deve corresponder ao do dinheiro físico. De acordo com Fabio Araujo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda no Banco Central, “É o Real que não tem existência física”.

Em suma, Araujo cita que o Real Digital permite movimentar reais que não existem fisicamente. Dessa forma, ele reduz os custos de emissão da moeda física, e facilita a implementação de inovações tecnológicas, tais como os contratos inteligentes. Entretanto, é importante ressaltar que na prática, a moeda digital não deve substituir a emissão de dinheiro físico. E sim, atuar como uma opção complementar para os brasileiros. 

Por fim, até o momento, o BC segue com a fase de estudos para liberar o Real Digital e não trabalha com uma data oficial para o seu lançamento. A estimativa é que quando a moeda receber o seu lançamento, ela trabalhe com todos os meios de pagamento já existentes. Além disso, deve se conectar com os outros bancos centrais do mundo, e assim, permitir a realização de transações financeiras com outros países.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com