Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central prevê moeda digital até o fim de 2022

A moeda digital seria uma nova representação da moeda existente

0

O Banco Central (BC) vem desenvolvendo, desde agosto de 2020, um projeto de criação da moeda digital. De acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, os estudos em cima desse projeto avançaram bastante, e estima-se o lançamento, até o fim de 2022.

É provável que você goste também

Nubank vai dar de R$ 10 a R$ 10 mil em créditos? Não é bem assim

C6 Bank: como definir um limite diário de transações Pix?

Real Digital: como a nova moeda do Banco Central vai funcionar?

Banco Central prevê moeda digital até o fim de 2022

O Banco Central vem desenvolvendo um relatório detalhado com alternativas para o lançamento da moeda digital até 2022. A estimativa inicial, era de que o relatório com os impactos, benefícios bem como custos do novo modelo, fossem produzidos em 6 meses. Entretanto, isso não ocorreu.

A partir do momento em que o BC tiver o relatório em mãos, vai poder decidir sobre a adesão ou não ao projeto. O grupo de estudos, criado em agosto de 2020, avalia sobre a emissão da nova moeda, bem como analisa as moedas digitais de outros bancos centrais. 

O dinheiro virtual do governo não excluiria o dinheiro físico. Ou seja, a moeda digital seria apenas uma nova representação da moeda existente. Assim, faria parte da base monetária do Brasil, e seria assegurada e gerida pelo Estado.

De acordo com Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da consultoria Financial Move, “se o BC cria a própria moeda digital, é uma chancela de que aquilo é bom e seguro. Uma das vantagens é ser rastreável. Com isso, podemos ter maior controle do dinheiro. Com a tecnologia empregada hoje, uma transação pode ser mapeada anos depois de ocorrida”.

Vale citar que nenhum país do mundo possui dinheiro virtual oficial. Dessa forma, caso o Brasil avance rápido no projeto, pode ser um dos pioneiros. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Dmitri Kalvan / shutterstock.com

Comentários
Carregando...