Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil divulga percentual da distribuição de dividendos em 2021

O lucro líquido do Banco do Brasil apresentou queda em relação a 2019.

0

O Banco do Brasil anunciou que pretende distribuir 35,29% do lucro líquido do ano de 2020 aos acionistas. A divisão será feita na forma de dividendos e juros sobre o capital próprio. Além disso, a divulgação do balanço do quarto trimestre da instituição está programada para o próximo dia 11 de fevereiro. De janeiro a setembro, o Banco do Brasil registrou lucro líquido ajustado de R$ 10,2 bilhões, o que representa uma queda de 23% em relação ao mesmo período de 2019.

No entanto, no auge da crise causada pelo coronavírus, o Banco Central limitou o chamado payout, ou seja, o percentual do resultado distribuído aos acionistas dos bancos, para 25%.  Esse é o mínimo definido no estatuto. Porém, o banco flexibilizou a norma no fim do ano passado. Dessa forma, o conselho de administração do Banco do Brasil aproveitou e já estabeleceu o payout para o exercício de 2021, que será de 40% do lucro líquido.

É provável que você também goste:

Justiça reconhece juros abusivos de 1.200% ao ano em empréstimo do Banco Daycoval

Confira as 5 moedas de R$ 1 que valem muito dinheiro

Ministro garante reajuste no valor do Bolsa Família

Em 5 anos, Banco do Brasil fechou quase 20% de suas agências

Enquanto isso, o Banco também passa por uma crise interna. Em comunicado, o Banco do Brasil anunciou o fechamento de centenas de unidades de atendimento e a demissão de 5.000 funcionários. A ação faz parte de um plano de reorganização administrativa feito pelo banco. A intenção é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no país. Contudo, no total, o banco terá 347 unidades a menos.

Nos últimos 5 anos, o número de agências do Banco do Brasil caiu 19,7%, e o de funcionários recuou 8,5%. Ademais, das 361 unidades que o banco decidiu fechar agora, 112 são agências. O banco também pretende converter 243 agências em postos de atendimento; enquanto outros 8 postos também serão transformados em agências. Por fim, também haverá o encerramento de 242 postos de atendimento e 7 escritórios.

Enfim, o que achou da notícia?

Então, para ler mais, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: edusma7256 / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...