Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em 2020, Banco Itaú teve queda de 34,6% nos lucros

A queda ocorreu principalmente em virtude do aumento do gasto com provisões

Em 2020, Banco Itaú teve queda de 34,6% nos lucros

Em um documento divulgado ontem (01/02/2021), foi constatada a análise gerencial da operação do 4º trimestre de 2020 em relação aos lucros e perdas do Banco Itaú durante esse período devido, principalmente, a gastos com provisões.  

É provável que você também goste:

Como solicitar um cartão de crédito do Itaú?

Azul está oferecendo até 70 mil pontos na adesão do cartão Azul Itaucard

Em 2020, Banco Itaú teve queda de 34,6% nos lucros

A queda corresponde a 34,6% no lucro líquido recorrente, em comparação ao ano anterior a esse, o que pode ser associado ao período de crise devido à COVID-19, que causou impacto financeiro em diversas áreas do país, incluindo aumento do índice de desemprego e inflação. 

Em 2021, a previsão para que haja uma melhora nos números trimestrais é de responsabilidade do novo presidente executivo do Itaú Unibanco, Milton Maluhy, que substitui Candido Botelho Bracher no cargo. 

Comparação com o ano anterior

O lucro líquido recorrente corresponde aos números que excluem operações extraordinárias  do banco. No ano passado, os números atribuídos a ele foram de R$28,4 bilhões e a queda de 34,6 é em comparação correspondente aos quartos trimestres dos anos de 2019 e 2020.

Junto a isso, o índice de inadimplência foi encerrado em 2,3% durante o ano, obtendo, comparado ao ano de 2019, uma queda de 0,7 ponto percentual, devido ao aumento das provisões, com o custo de crédito do banco crescendo em 66,4% em relação ao ano anterior.  

Aumento nas despesas operacionais

O Itaú Unibanco ainda passou por um aumento nos custos nas despesas operacionais que corresponde a 5,1%, devido a novas contratações e remuneração. Além disso, os grandes responsáveis pelo decaimento nos lucros foram os gastos com provisões para perdas no crédito. 

Ainda assim, acredita-se que, com o término do período de carência concedido pelos bancos para a quitação de parcelas de financiamento durante o período da crise, a tendência de dívidas não pagas tende a aumentar. Para auxiliar na resolução do problema, o banco deverá focar no corte de custos e aceleração do crescimento. 

Busca por melhores desempenhos

Segundo o novo vice-presidente executivo do banco, Milton Maluhy, outros impactos nos lucros durante esse período foram causados particularmente pela crise devido ao Coronavírus e ao contexto competitivo que impulsiona um maior dinamismo. 

A proposta, ainda segundo Maluhy, é a de que, em 2021, apesar dos desafios que ainda persistem, o Itaú busque um maior aprofundamento no processo de digitalização das operações para que isso impacte positivamente no aumento do crescimento dos processos e lucros, além de estabelecer uma melhoria no atendimento aos clientes. 

Para ter acesso ao relatório gerencial completo disponibilizado pelo próprio Banco Itaú, basta clicar aqui

A crise da pandemia nas finanças

Durante o ano de 2020, a crise causada pela pandemia da COVID-19 se fez presente em diversos setores, o que acabou resultando, por exemplo, na desvalorização do real e na irregularidade dos processos de oferta e demanda. 

A taxa de desempregos também aumentou exponencialmente, especialmente em julho, período em que ocorreu o pico da pandemia durante o ano no país, fazendo com que os cidadãos procurassem emprego durante a baixa das medidas de restrição impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a diminuição da renda, que chegou a apresentar melhora durante o período de oferta do Auxílio Emergencial promovido pelo Governo, trabalhadores do país inteiro encontraram dificuldades para continuar movimentando o consumo e, consequentemente, pagando suas dívidas nos bancos.

Sobre o Itaú

Maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco ainda é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, que está presente em, pelo menos, 18 países, liderando em múltiplos serviços, mas principalmente em cartões e Private Bank. 

O banco oferece diversos serviços e produtos, incluindo empréstimos, investimentos, financiamento de veículos, consórcios e seguros, além de, em 2020, ter doado o equivalente a quase R$ 1 bilhão para o enfrentamento da COVID-19. 

A coletiva, que ocorreu no ano passado e contou com presenças ilustres, pode ser assistida através do YouTube

Gostando do nosso conteúdo?

Se você se interessou por nosso conteúdo, venha conferir nosso canal no YouTube e nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram e não deixe de acompanhar nossas postagens no site para ficar por dentro do universo das contas digitais, fintechs, bancos digitais e tudo mais sobre finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com