Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefícios do INSS terão aumento real em 2024?

Neste mês de janeiro, os benefícios do INSS passaram por reajuste. Mas será que houve aumento real no valor? Confira!

Muito em breve, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terão um reajuste em seus benefícios. Pois, com a definição do aumento do salário mínimo pelo governo, o piso dos benefícios desses cidadãos também terá aumento. Assim, o reajuste para 2024 é de 6,97%, elevando o novo valor para R$ 1.412,00.

Além disso, os inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também serão beneficiados com essa correção, uma vez que suas parcelas são incluídas no piso salarial dos trabalhadores brasileiros. No entanto, há beneficiários do INSS que terão um aumento menor. Confira!

Aumento real dos benefícios do INSS

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo de 2023, que fechou em 3,71%. Dessa forma, esse será o percentual de reajuste dos benefícios dos segurados do INSS que ganham acima do salário mínimo.

Veja também:

Cadastro de reserva para o Concurso Unificado será ampliado; saiba mais

Assim, o INPC deve corrigir cerca de 12,8 milhões de benefícios, o que inclui aposentadorias, pensões e auxílios, com valor acima do piso salarial nacional. Portanto, embora a maioria tenha tido aumento real em seus benefícios, aqueles que ganham acima de um salário mínimo não tiveram acesso a esse aumento, já que o reajuste ficou igual à inflação.

Notas de dinheiro com um cofrinho e o aplicativo do INSS aberto em um celular
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Quando começa o pagamento do novo valor

Enfim, a nova quantia começará a ser paga no calendário de repasses do mês-base de janeiro. Assim, o lote com o reajuste incorporado deverá ter início no dia 25 de janeiro, se estendendo até os primeiros dias de fevereiro de 2024. Confira o calendário:

Último número do benefícioData do pagamento 
125 de janeiro
226 de janeiro
329 de janeiro
430 de janeiro
531 de janeiro
61 de fevereiro
72 de fevereiro
85 de fevereiro
96 de fevereiro
07 de fevereiro
Fonte: INSS

Por fim, para consultar o benefício, o segurado conta com o site e aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com