Black Friday: maioria dos brasileiros pretende fazer as compras de Natal antecipadas
De acordo com a pesquisa, 83,5% dos brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal. Veja mas detalhes!
Neste mês, acontece uma nova edição da Black Friday, evento mais aguardado pelos varejistas e consumidores. Dessa forma, de acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion, 90,5% dos brasileiros têm a intenção de realizar compras nesta edição do evento, o que representa uma alta de 9% em relação aos participantes da edição de 2022.
Além disso, de acordo com o levantamento da Conversion, a maior agência de SEO do Brasil, 83,5% dos brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal, o que demonstra a expectativa dos brasileiros em relação aos preços mais baixos que o evento oferece. Dessa forma, confira mais detalhes!
Entrega das compras da Black Friday
A pesquisa da Conversion também mostra que 45,5% dos consumidores esperam que suas compras online realizadas na Black Friday cheguem em até 1 semana. Então, veja mais detalhes do levantamento que mostra qual o prazo de entrega aceitável pelos consumidores:
- 1 semana (45,5%);
- 2 semanas (25,1%);
- 3 dias (17,9%);
- 1 mês (5,2%);
- 2 dias (4,4%);
- 1 dia (1,9%);
- Mais de 1 mês (0,0%).
Ademais, a pesquisa mostra que os principais motivos que levam os consumidores a desistirem de uma compra são: preço alto (17,3%); frete caro (16,1%); avaliações ruins do produto (15,9%); desconfiança em relação à segurança (10,4%); prazo de entrega muito longo (10%); problemas técnicos no site (8,1%); falta de garantia do produto (7,1%).
Veja também:
Brasil tem 8 das cidades mais sustentáveis do planeta; veja se a sua é uma delas

Principais canais para descobrir as melhores ofertas
Por fim, a pesquisa da Conversion ainda mostra os principais canais utilizados pelos consumidores para descobrir as melhores ofertas. Confira:
- Primeiramente, acessando o site das marcas favoritas: 16,1%;
- Acessando os sites de compra favoritos: 15,5%;
- Pesquisando no Google: 14,7%;
- Redes sociais: 11,0%;
- Lojas físicas: 9,5%;
- Anúncios de TV: 7,5%;
- Indicação de amigos: 6,5%;
- Anúncios de banner pela internet: 6,0%;
- Shopping Centers: 5,4%;
- WhatsApp: 3,3%;
- E-mail: 3,0%;
- SMS: 1,1%;
- Outros: 0,3%.
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com