Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: maioria dos consumidores espera desconto de pelo menos 30%

Ao serem questionados 76% dos consumidores afirmaram que esperam descontos de pelo menos 30% na Black Friday. Confira!

De acordo com um levantamento realizado pela Conversion, em 2023, 90,5% dos consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday, o que corresponde a um crescimento de 9% em relação ao número de pessoas que compraram na edição de 2022. Dessa forma, a expectativa dos varejistas é que haja um aumento no faturamento em comparação ao ano passado.

Assim, para Diego Ivo, CEO da Conversion, a Black Friday, que “se tornou a data mais importante do varejo brasileiro”, será “um período de alento em meio às instabilidades econômicas” enfrentadas pelo setor. Além disso, trata-se de uma grande oportunidade dos consumidores adquirirem aquele produto que deseja com um bom desconto.

Veja também:

Frete da Shein ficará mais barato; saiba mais detalhes

O que levar em conta na hora de decidir comprar

A Conversion questionou os entrevistados sobre quais os aspectos são mais importantes na decisão de onde comprar na Black Friday. Confira as principais respostas:

  • Preço do produto: 14,3%;
  • Ter avaliações de produtos: 9,4%;
  • Ser uma loja conhecida: 8,8%;
  • Avaliação no Reclame Aqui: 7,7%;
  • Ter selo de segurança: 7,6%;
  • Ter depoimentos de clientes: 7,4%;
  • Ter boa avaliação no Google: 5,9%;
  • Ter imagens de boa qualidade: 5,0%;
  • Já ter comprado antes: 4,9%;
  • Trazer bom conteúdo: 4,3%.
Fundo preto com as palavras Black Friday para alertar sobre golpes.
Imagem: maximmmmum/shutterstock.com

Desconto esperado pelos consumidores na Black Friday

Ao serem questionados, 76% dos consumidores afirmaram que esperam descontos de pelo menos 30% na Black Friday. Confira:

  • 30% de desconto: 19,8%;
  • 40% de desconto: 18,7%;
  • 20% de desconto: 16%;
  • 10% de desconto: 7,2%;
  • 60% de desconto: 4,7%;
  • 70% de desconto: 3,3%;
  • 80% de desconto: 3,3%;
  • 90% de desconto ou mais: 2,8%.

Diante disso, entre as principais razões pelas quais os consumidores deixam de comprar na Black Friday são: preço alto (17,3%), frete caro (16,1%) e avaliações ruins do produto (15,9%). Ademais, os principais meios de pagamento no evento serão: cartão de crédito (32,2%), Pix (28,2%) e cartão de débito (14,6%).

Imagem: maximmmmum/shutterstock.com