Black Friday: maioria dos consumidores espera desconto de pelo menos 30%
Ao serem questionados 76% dos consumidores afirmaram que esperam descontos de pelo menos 30% na Black Friday. Confira!
De acordo com um levantamento realizado pela Conversion, em 2023, 90,5% dos consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday, o que corresponde a um crescimento de 9% em relação ao número de pessoas que compraram na edição de 2022. Dessa forma, a expectativa dos varejistas é que haja um aumento no faturamento em comparação ao ano passado.
Assim, para Diego Ivo, CEO da Conversion, a Black Friday, que “se tornou a data mais importante do varejo brasileiro”, será “um período de alento em meio às instabilidades econômicas” enfrentadas pelo setor. Além disso, trata-se de uma grande oportunidade dos consumidores adquirirem aquele produto que deseja com um bom desconto.
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O que levar em conta na hora de decidir comprar
A Conversion questionou os entrevistados sobre quais os aspectos são mais importantes na decisão de onde comprar na Black Friday. Confira as principais respostas:
- Preço do produto: 14,3%;
- Ter avaliações de produtos: 9,4%;
- Ser uma loja conhecida: 8,8%;
- Avaliação no Reclame Aqui: 7,7%;
- Ter selo de segurança: 7,6%;
- Ter depoimentos de clientes: 7,4%;
- Ter boa avaliação no Google: 5,9%;
- Ter imagens de boa qualidade: 5,0%;
- Já ter comprado antes: 4,9%;
- Trazer bom conteúdo: 4,3%.

Desconto esperado pelos consumidores na Black Friday
Ao serem questionados, 76% dos consumidores afirmaram que esperam descontos de pelo menos 30% na Black Friday. Confira:
- 30% de desconto: 19,8%;
- 40% de desconto: 18,7%;
- 20% de desconto: 16%;
- 10% de desconto: 7,2%;
- 60% de desconto: 4,7%;
- 70% de desconto: 3,3%;
- 80% de desconto: 3,3%;
- 90% de desconto ou mais: 2,8%.
Diante disso, entre as principais razões pelas quais os consumidores deixam de comprar na Black Friday são: preço alto (17,3%), frete caro (16,1%) e avaliações ruins do produto (15,9%). Ademais, os principais meios de pagamento no evento serão: cartão de crédito (32,2%), Pix (28,2%) e cartão de débito (14,6%).
Imagem: maximmmmum/shutterstock.com