Black Friday: maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 1 mil
A pesquisa indica que 95,2% dos entrevistados pretendem fazer compras durante a Black Friday no dia 24 de novembro. Confira!
No dia 24 de novembro, acontece a Black Friday, evento mais aguardado pelos varejistas e também pelos consumidores que aguardam a oportunidade para adquirir um item que deseja abaixo do preço que costuma custar ao longo do ano.
Assim, a Méliuz realizou uma Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2023, que indica que 95,2% dos entrevistados pretendem fazer compras durante o evento do dia 24 de novembro. Sendo que 98% dos consumidores desejam fazer suas compras da Black Friday em lojas online, devido ao melhor preço, comodidade e promoções online. Veja mais detalhes da pesquisa!
Gastos na Black Friday
Portanto, o levantamento da Méliuz indica que:
- 14,2% – pretendem gastar R$ 3 mil ou mais;
- 17,7% – pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 2.999,00;
- 11,9% – pretendem gastar entre R$ 500,00 e R$ 900,00;
- 12% – pretendem gastar entre R$ 300,00 e R$ 499,00;
- 11,7% – pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 299,00;
- 1,1% – pretendem gastar até R$ 99,00.
Dessa forma, a pesquisa indica que a maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 1 mil na Black Friday. Sendo que 22,4% afirmam que o fator decisivo para a compra é a oferta de cashback.
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Itens de desejo do consumidor
Além disso, o levantamento realizado pela Méliuz também mostra que os principais itens de desejo dos consumidores na Black Friday são:
- 49,2% – Eletrônicos e informática;
- 44,8% – Eletrodomésticos e eletroportáteis;
- 30,8% – Roupas;
- 27,7% – Acessórios e calçados;
- 21,5% – Perfumes e cosméticos;
- 16,3% – Móveis e decoração;
- 15,4% – Livros;
- 14,8% – Alimentos e bebidas;
- 11,3% – Viagem;
- 9,5% – Jogos.
Assim, ainda segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores irá aproveitar a Black Friday para:
- Comprar itens de desejo (50,9%);
- Substituir itens mais antigos ou repor aqueles que deixaram de funcionar (18,3%);
- Antecipar a compra de presentes para o Natal (8,1);
- Estocar produtos de uso recorrente (7,9%);
- Outros (14,8%).
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil