Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família teve reajuste maior que a aposentadoria? Confira

Na mensagem que circula nas redes sociais, consta que valor do Bolsa Família teve um reajuste duas vezes maior do que as aposentadorias. Veja!

Tem circulado pela internet a notícia de que o reajuste do Bolsa Família foi duas vezes maior do que o da aposentadoria. Diante disso, o Estadão Verifica, agência de checagem de fatos e de fake news, realizou uma investigação acerca da notícia. Dessa forma, a agência constatou que a mensagem que circula nas redes sociais é falsa.

Neste mês de janeiro, o piso previdenciário, que acompanha o valor do salário mínimo, teve um aumento de 6,97%, passando de R$ 1.320 para R$ 1.412. Já o valor do Bolsa Família não deve ter reajuste este ano, de acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Veja mais detalhes!

Reajuste do Bolsa Família maior que da aposentadoria?

Assim, na mensagem falsa que circula nas redes sociais, o autor alega que o valor do Bolsa Família teve um reajuste duas vezes maior do que as aposentadorias. Além disso, afirma ser um absurdo que distribuam o dinheiro dos aposentados a quem nunca trabalhou. Ademais, ainda incita as pessoas a compartilhar a notícia falsa.

Portanto, a mensagem trata-se de uma fake news, já que, como dito anteriormente, o benefício pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve um reajuste de 6,97%, pois acompanha o salário mínimo.

mão de mulher negra segurando cartão do Bolsa Família e cédulas de real e colocando esses itens dentro de uma bolsa marrom
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Programa social não terá reajuste

Além disso, vale ressaltar que, em entrevista ao Estadão, Wellington Dias afirmou que um possível aumento no valor do Bolsa Família ocorrerá apenas em 2025. No entanto, ainda haverá uma discussão sobre o tema neste ano.

Veja também:

Garantido! CNH Social grátis tem inscrições em 2024 asseguradas

Ademais, a proposta de Orçamento para 2024, que foi enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional, não consta nenhum reajuste no valor do Bolsa Família neste ano. Contudo, Dias afirma estar otimista para um possível reajuste do programa social em 2025.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com