Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil tem a 3ª maior inflação da América Latina, atrás da Argentina e Haiti

Em suma, no acumulado em 12 meses até julho, a inflação do Brasil chegou a 9%

0

O elevado aumento dos preços colocou o Brasil em 3º lugar no ranking de inflação da América Latina. Dessa forma, o país fica atrás somente da Argentina e do Haiti. Atualmente, esses países enfrentam uma dura e persiste crise econômica, além de uma ebulição política e social marcada pelos desastres naturais. 

Brasil tem a 3ª maior inflação da América Latina, atrás da Argentina e Haiti

No acumulado em 12 meses até julho, a inflação do Brasil chegou a 9%. Por outro lado, a Argentina somou 51,8% e o Haiti, 17,9%. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Ibre, da Fundação Getulio Vargas. Vale ressaltar, que o estudo não leva em conta o desempenho da Venezuela. Atualmente o país vive um colapso econômico e apresenta indicadores distorcidos. 

De acordo com André Braz, pesquisador do Ibre/FGV, “Nós tivemos uma desvalorização cambial maior (do que os outros países) por causa do ambiente de incerteza num momento de juro baixo”. Além disso, ele acrescenta que “Com a incerteza crescendo e os juros em 2% – lá no início do ano -, ninguém queria ficar aqui. O investidor foi para mercados mais seguros e isso ajudou a desvalorizar a nossa moeda”.

O quadro da inflação do Brasil piorou muito mais do que em outros países. No fim de 2020, o Brasil ocupava a 6ª posição entre as economias da região com mais inflação. Após a superação da fase mais crítica da pandemia, ela se tornou um problema em todo o mundo. A alta dos preços das commodities se soma aos problemas de produção. A crise sanitária reduziu a produção em muitos setores industriais. E essa interrupção provocou a escassez de produtos e o aumento do que havia no estoque. 

Por fim, vale ressaltar que no relatório Focus, os analistas consultados pelo Banco Central, pioram a cada semana, as previsões para o IPCA. E a inflação deve encerrar este ano em 7,58%, bastante acima do centro da meta do governo, de 3,75%.

Enfim, gostou da matéria?

Seja membro

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: RHJPhtotoandilustration shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.