Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil registra alta em pedidos de recuperação judicial em abril, segundo Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, em abril, o Brasil registrou alta em relação às solicitações de recuperação judicial. Foram 65 pedidos, um crescimento de 4,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O setor de serviços registrou 28 pedidos em abril diante das 38 realizadas no mesmo mês do ano passado. Além disso, em relação ao segmento de indústria, o total passou de 7 para 15 requisições de recuperação judicial e o de comércio saiu de 13 para 15.

É provável que você também goste:

40% das mulheres empreendedoras buscam independência financeira, segundo a Serasa Experian

Estudo da Serasa aponta: um terço dos consumidores têm cinco ou mais cartões de crédito

Pedidos de recuperação judicial das médias e grandes empresas apresentaram uma alta

Na análise por porte, as micro e pequenas empresas fizeram 35 solicitações em abril. As requisições de recuperação judicial das médias e grandes empresas apresentaram uma alta na comparação anual, enquanto os negócios de médio porte marcaram 19 pedidos, os grandes registraram 11.

De acordo com Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a crise econômica do Brasil torna o processo de recuperação das empresas mais complicado, até mesmo após a retomada dos negócios em virtude da pandemia de Covid-19.

Além dos pedidos de recuperação judicial, os de falências também apresentam aumento

Os pedidos de falências apresentaram alta de 24,6% em abril, quando comparado com o mesmo mês em 2021. As micro e pequenas empresas continuam liderando o número de solicitações, saindo de 32 para 45. 

Já em relação aos setores, o de serviço registrou mais requisições, mas apresentou queda em comparação com o ano passado, passando de 42 para 39. Para conferir outros indicadores da Serasa Experian com base nas análises realizadas por especialistas, basta clicar aqui.

Planejamento financeiro: como agir?

Se planejar financeiramente e sair do vermelho nem sempre é fácil, como observa Gustavo Cerbasi. Mestre em Finanças e formado em Administração, Cerbasi se tornou um importante consultor nessa área.

O especialista em Finanças lista 4 passos de um método que pode auxiliar aqueles que precisam traçar estratégias para melhorar a vida financeira. São eles:

  1. Reconhecer os erros;
  2. Definir objetivos e reunir ferramentas;
  3. Organizar a estratégia;
  4. Apurar a técnica.

Para o mestre em finanças, pensar sobre os hábitos que estão prejudicando a situação financeira é uma oportunidade para refletir e agir a partir do desconforto causado pelo comportamento atual. Além disso, analisar o orçamento de maneira qualitativa é a oportunidade de antecipar transtornos futuros e solidificar os projetos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Viktoriia Hnatiuk / Shutterstock.com