Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil registra 1,9 milhão de ataques fraudulentos no 1º semestre de 2021

Os bancos e os cartões registraram 1,2 milhão de ataques

No 1º semestre de 2021, o número de ataques fraudulentos contra os brasileiros chegou a 1,9 milhão. Esse valor corresponde a uma elevação de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020. Em suma, a alta ocorreu, em especial, pelas ações contra as pessoas de até 25 anos, que tiveram crescimento de 19,3% conforme o Indicador de Tentativas de Fraudes, da Serasa Experian. De acordo com a entidade, ocorreu uma movimentação fraudulenta a cada 8 segundos. 

Brasil registra 1,9 milhão de ataques fraudulentos no 1º semestre de 2021

De acordo com o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, a elevação dos ataques de fraude em 2021, é reflexo da aceleração da digitalização por conta da pandemia. Segundo Reis,

“Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços online, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso, a importância de ter plataformas robustas que identifiquem esses ataques e impeçam a ação dos fraudadores”.

Além disso, os bancos e os cartões registraram 1,2 milhão de ataques e as financeiras, 205 mil com variação acumulada de 52,9% e -40,7%. Com a alta de 89,5% e 167 mil, o setor que teve maior crescimento entre 2021 e 2020, foi o varejo. Entretanto, a telefonia (-49%) e serviços (-19,5%) tiveram queda, registrando 79 mil e 258 mil tentativas.

Conforme o Indicador de Tentativas de Fraude, só o Sudeste teve um pouco mais de 1 milhão de tentativas de ataques. Em seguida, está o Nordeste (347 mil), depois disso o Sudeste (300 mil). Por fim, em 4º lugar está o Centro-Oeste (176 mil) e o Norte (120 mil).

Em suma, a Serasa Experian listou as principais tentativas de ataques, que usam documentos falsos ou roubados, deixando o prejuízo para a vítima. É possível citar a compra de celulares, a emissão de cartões de crédito, o financiamento de eletrônicos no varejo, a abertura de conta em banco, a compra de automóveis e a abertura de empresa. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ESB Professional / shutterstock.com