Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil tem terceira maior taxa de juros do mundo

O Brasil manteve sua posição de terceiro país com a maior taxa de juros do mundo atrás apenas da Argentina e da Turquia

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com o ranking global de juros nominais da Infinity Asset em parceria com o MoneYou, o Brasil manteve sua posição de terceiro país com a maior taxa de juros do mundo. Já a Argentina, se encontra em primeiro lugar, com uma taxa de juros de 60%. Em segundo lugar está a Turquia, com uma taxa de 15%. Dessa forma, o Brasil está na frente da Hungria, Chile e Colômbia.

Juros reais

Contudo, no ranking de juros reais – as taxas de juros atuais descontadas a inflação projetada para os próximos 12 meses – o Brasil continua em primeiro lugar no ranking, posição que ocupa desde a penúltima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O país é seguido por México, Hungria, Colômbia e Indonésia na lista.

Em síntese, é considerada pela análise uma combinação de inflação prevista para os próximos 12 meses, através coleta do relatório Focus do Banco Central de 4,81%. Além da taxa de juros DI no mercado dos próximos 12 meses no vencimento mais líquido (agosto de 2023).

Em qualquer perspectiva, podendo ser de alta de juros de 25, 50 ou 75 pontos-base, o Brasil continua em primeiro lugar.

Ainda que o preço das commodities tenha tido queda, há um aumento significativo no número de bancos centrais que apontam preocupação com a inflação, indica o documento.

“Os programas de aperto quantitativo continuam lentos e o movimento global de políticas de aperto monetário continuou a ganhar força”, explicaram Infinity Asset e MoneYou.

Portanto, o levantamento analisou 167 países analisados, sendo que 45,51% mantiveram os juros, 50,90% aumentaram e 3,59% cortaram.

10 países com as maiores taxas de juros nominais

Confira o ranking:

  • 1º Argentina: 60,00%
  • 2º Turquia: 14,00%
  • 3º Brasil: 13,75%
  • 4º Hungria: 10,75%
  • 5º Chile: 9,75%
  • 6º Colômbia: 9,00%
  • 7º Rússia: 8,00%
  • 8º México: 7,75%
  • 9º República Checa: 7,00%
  • 10º Polônia: 6,50%

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SewCream / Shutterstock.com