Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil teve 277 mil novas vagas de trabalho em maio

Em meio a uma inflação que só aumenta, pelos menos um resultado tem sido positivo. Confira o número de vagas de trabalho criadas em maio!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado na terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil abriu 277.018 vagas formais de trabalho em maio.

O resultado veio acima da projeção estipulada para o mês, que era de 192.750 postos, projetada por analistas em pesquisa da Reuters. Além disso, ele é o segundo melhor nos últimos 12 meses, perdendo apenas para maio de 2021, quando o resultado foi de 278.705 novas vagas.

Brasil abre mais vagas de trabalho que o esperado

No mês de maio, houve saldo positivo em todos os setores, com destaque para as vagas em serviços, com abertura de 120.294 postos, seguido de comércio, com 47.557. Houve criação de 46.975 empregos formais na indústria, 35.445 na construção e 26.747 no setor de agropecuária.

Fazendo a análise por regiões, o sudeste foi a que mais criou empregos formais em maio, com 147,8 mil, seguido pelo nordeste, 48,8 mil e Centro-Oeste, 34 mil. Já na questão salarial, o resultado recuou. O valor médio da remuneração ficou em R$ 1.898,02, ante R$ 1.916,07 em abril.

Os estado com maior saldo foi São Paulo, com um resultado positivo de 85.659 postos, seguido por Minas Gerais com 29.970 e o Rio de Janeiro com a criação de 20.226 vagas de empregos formais.

Vale lembrar que os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que  considera os trabalhadores com carteira assinada. Ou seja, não inclui os informais, que constituem quase perto de 40% da massa empregada no Brasil.

Por conta disso, os resultados não são comparáveis com os números do desemprego divulgados pelo IBGE, coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Mesmo assim, os resultados do IBGE também são positivos. Segundo o instituto, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril, o menor nível desde 2016. Porém, cerca de 11,3 milhões de brasileiros ainda seguem sem uma ocupação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrei_R / Shutterstock.com