Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Campeonato Brasileiro 2023: Itaú revela dados sobre consumo de torcedores de times de futebol

Uma pesquisa do Itaú mostrou como se deu o consumo de torcedores de times de futebol no ano de 2023. Confira!

A reta final do Campeonato Brasileiro é sempre carregada de muita emoção, especialmente quando tantos clubes brigam para levar o título da competição. Dessa forma, um levantamento do Itaú considerou o consumo de torcedores de times de futebol.

Entre os clubes escolhidos, portanto, estão PalmeirasFlamengoBotafogoAtlético-MGRed Bull Bragantino e Grêmio. Trata-se, portanto, daqueles que disputaram o título até as rodadas finais. Saiba mais sobre a pesquisa na sequência.

Estudo do Itaú aponta consumo de torcedores de times de futebol

Torcidas de times de futebol que mais gastam
Imagem: Csaba Peterdi / Shutterstock.com

As torcidas possuem um papel fundamental não só para empurrar o time durante os jogos, mas também na movimentação da economia para apoiar aos seus clubes. Sendo assim, o Flamengo tem a torcida que mais gasta com o time, enquanto o Palmeiras domina em número de transações, por exemplo.

Uma torcida que chamou a atenção quanto ao consumo nesta pesquisa é a do Botafogo. Logo, essa é que mais evoluiu em relação ao ano passado, já que ela dobrou números compras e, consequentemente, triplicou o faturamento.

Veja também:

Governo planeja mudanças no Bolsa Família envolvendo crianças e jovens; confira

O Itaú considerou no levantamento as transações realizadas com cartões de crédito e que tenham relação com os seis clubes. Logo, fatores como sócio torcedor, compras no estádio (ingresso e consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial foram levados em conta.

Mais informações sobre a pesquisa

Vale destacar que o levantamento sobre o consumo de torcedores de times de futebol contempla as transações realizadas entre janeiro e outubro de 2023. Assim, houve a comparação com o mesmo período de 2022.

Quanto à quantidade de transações, a torcida do Palmeiras teve o maior número de compras relacionadas ao time neste ano. Ela representa 50% do total relacionado aos seis times. O Flamengo vem em segundo lugar, com 27,6%. Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e Bragantino (1%) fecham esse quesito.

Por fim, em relação ao valor total gasto com o time do coração, o Flamengo liderou com 35% do total. O Palmeiras representa 30,6% e o Atlético-MG, 14,8%. Ainda, a torcida do Botafogo, representa 10,8% do total gasto, seguida por Grêmio, com 8,3%, e Bragantino, com 0,5%.

Imagem: Csaba Peterdi / Shutterstock.com