Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carga tributária brasileira é a maior em 12 anos

De acordo com a estimativa do Tesouro Nacional, a carga tributária, que é a dimensão entre os impostos pagos e a riqueza total do Brasil, somou 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. Esse é o maior patamar em pelo menos 12 anos.

O registro é o resultado de um crescimento superior a dois pontos percentuais na comparação com 2020 (quando o número alcançou 31,8%), e foi impulsionado pelo retorno dos incentivos fiscais iniciadas durante a crise da pandemia da Covid-19.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: vale a pena fazer a antecipação da restituição?

Imposto de Renda 2022: como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Dados são necessários para prestação de contas do presidente

Utilizando o manual de estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) como base, o Tesouro Nacional realizou a estimativa atendendo uma decisão da Controladoria-Geral da União (CGU).

A CGU informou que precisa das informações para usar na prestação das contas do presidente Jair Bolsonaro, que será avaliada pelo Congresso Nacional e também pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O que o valor da carga tributária engloba?

O valor da carga tributária envolve impostos pagos ao Governo Federal, estados e municípios.

De acordo com a estimativa, somente a carga tributária do governo somou 22,5% do PIB. Em 2020, foi 21%.

Em relação aos estados, a carga tributária somou 9,1% do PIB em 2021, quando comparado aos 8,6% no ano anterior.

Por fim, os municípios apresentaram estabilidade em comparação ao ano de 2020. A estimativa do Tesouro somou 2,3% do PIB em 2021.

Dado oficial da carga tributária só será publicado no segundo semestre de 2022

O Tesouro ressalta que a publicação do documento oficial da carga tributária no país é de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil. O dado só será divulgado no segundo semestre deste ano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com