Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carnaval 2024: 5 dicas valiosas para curtir a folia com segurança

Evite percalços no Carnaval 2024 com dicas de segurança! Proteja sua bagagem, celular e identidade, e saiba como agir em caso de roubo.

Em 2024, o carnaval é esperado com grande entusiasmo por muitos brasileiros. Mas enquanto planejam a diversão, muitos foliões esquecem de um aspecto importante: a segurança.

Como em qualquer grande evento, o carnaval é também um acontecimento em que ocorrem muitos golpes e armadilhas. Para ajudá-lo a evitar problemas e só aproveitar a festa, o Idec preparou cinco dicas úteis.

5 dicas para curtir o carnaval 2024 com segurança

Quatro pessoas se divertindo em um Carnaval de rua.
Imagem: Kleber Cordeiro / shutterstock.com

1. Segurança da bagagem

Para os que pretendem viajar, principalmente de avião, é essencial garantir a segurança da mala. Assim, uma dica é registra-la com fotografias ou vídeos antes da viagem, por dentro e por fora, com a identificação da empresa de transporte.

Adicione também algo que a identifique como sua, como uma fita colorida ou um objeto único. Além disso, não se esqueça de usar um cadeado!

2. Aplicativos bancários e de pagamento

Durante o carnaval, acontecem muitos furtos de celulares. Se for impossível ir para a festa sem ele, é recomendável excluir todos os aplicativos bancários antes de sair.

Uma alternativa é usar o recurso “Pasta Segura”, disponível em alguns aparelhos, pois ele permite guardar apps e arquivos sob uma segunda camada de segurança, com senha. Desta forma, se o celular for roubado, o risco de sofrer golpes financeiros será menor.

3. Cadastre-se no app Celular Seguro

O Governo Federal lançou um aplicativo (disponível para Android e iOS) que bloqueia diversas funções do celular em caso de roubo. O Celular Seguro se comunica diretamente com redes sociais, bancos e financeiras para evitar maiores problemas. Em resumo, o app pode ser útil em locais com grandes concentrações de pessoas, como o carnaval.

4. Use doleira

A doleira é uma pequena bolsa que pode ser usada por dentro da roupa para guardar objetos valiosos, como celular, dinheiro e documentos. Portanto, é uma forma efetiva e barata de proteger seus pertences durante a folia.

Veja também:

Viver na Itália: Brasileiros Revelam Segredos para Ganhar R$ 12 Mil por Mês

5. Cuidado com o seu cartão de crédito

O cartão de crédito também é frequentemente alvo de golpes, então muita atenção. A dica, portanto, é evitar usá-lo, preferindo dinheiro vivo, ou, se não for possível, tomar precauções como desabilitar a função de pagamento por aproximação e só usá-lo em locais confiáveis.

Imagem: Kleber Cordeiro / shutterstock.com