Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Censo 2022 começa nesta segunda-feira. Confira como será

Serão mais de 180 mil recenseadores pelas ruas do Brasil com a expectativa de identificar cerca de 75 milhões de domicílios particulares

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Censo Demográfico 2022 é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é uma das maiores operações censitárias do mundo. Dessa forma, sua 13ª edição começa nesta segunda-feira (1º), embora esteja 2 anos atrasado, por causa da pandemia de coronavírus.

Assim, serão mais de 180 mil recenseadores pelas ruas do Brasil com a expectativa de identificar aproximadamente 75 milhões de domicílios particulares.

Como funciona o Censo?

Em síntese, a partir do Censo atualizado é possível conhecer detalhes de como a população vive atualmente e traçar iniciativas sociais e econômicas. Agora em agosto, a pesquisa pretende alcançar 50% do país e no segundo mês 90%. Sendo que o Censo tem previsão de encerramento para outubro.

Ademais, neste ano, o Censo conta com uma central telefônica exclusiva para esclarecer dúvidas da população quanto à coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível através do número 0800 721 8181, tem 180 agentes censitários que irão auxiliar a sociedade a preencher o questionário por meio da internet ou telefone.

Dessa forma, durante a visita do recenseador, o cidadão pode optar por responder ao Censo 2022 via internet.

Divulgação dos dados

De acordo com o IBGE, no dia 30 de dezembro deste ano já começam a ser publicados os resultados preliminares correspondentes ao tamanho da população por município. Assim, os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que possam produzir o Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Já ao longo de 2023 serão divulgados os resultados sobre domicílios, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho.

Ato de cidadania

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e teve o acompanhamento das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

À Agência Brasil, Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE, destacou que a pesquisa não é da instituição, mas do Brasil.

“O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. É como votar como tirar documento. É fundamental que todo o cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil”, afirmou Azeredo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com