Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CHEGOU a notícia mais esperada sobre o PIS/Pasep 2024

Os trabalhadores já podem ficar tranquilos, pois foi divulgada uma grande notícia sobre o PIS/Pasep 2024. Confira aqui!

Em julho deste ano, chegou ao fim o repasse do PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. Dessa forma, os trabalhadores já aguardam ansiosamente pelo pagamento do abono salarial correspondente ao ano de 2022. No entanto, os trabalhadores já podem ficar tranquilos, pois a liberação do PIS/Pasep 2022 ocorrerá em 2024.

Assim, vale lembrar que, devido a pandemia da Covid-19, o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2020 não foi pago em 2021 como deveria ter ocorrido, já que os recursos foram destinados a necessidades emergências. Assim, o pagamento foi retomado em 2022 e, desde então, tem seguido essa sequência. Veja mais detalhes do pagamento!

Pagamento do PIS/Pasep

Portanto, até o final deste ano, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) deve divulgar o cronograma de pagamentos do PIS/Pasep ano-base 2022, que irá acontecer no ano que vem. Dessa forma, como de costume, o valor do abono salarial será de um salário mínimo, sendo que a previsão é que o piso do ano que vem seja de R$ 1.420,00.

Veja também:

Ótima notícia para quem possui cartão Latam Pass do Itaú; confira

Em síntese, a Caixa Econômica Federal é a responsável por pagar o PIS aos trabalhadores que atuam na iniciativa privada. Por sua vez, o Banco do Brasil faz o pagamento do Pasep para os servidores públicos. Contudo, ambos os repasses acontecem simultaneamente.

Carteira de trabalho posicionada em cima de notas
Imagem: Orlando Neto / shutterstock.com

Quem tem direito ao abono salarial

Enfim, irão receber o PIS/Pasep ano-base 2022 em 2024 aqueles que cumpriram os seguintes requisitos:

  • Inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2022;
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos;
  • Ter os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Por fim, vale ressaltar que aqueles que ainda não resgataram o PIS/Pasep liberado neste ano de 2023, têm até dia 28 de dezembro para sacar. Ademais, clique aqui para verificar como consultar o PIS/Pasep.

Imagem: Orlando Neto / shutterstock.com