Cielo anuncia que WhatsApp Pay será lançado ainda em 2021

Banco Central deve aprovar nos próximos meses o novo método de pagamento que pode incluir até o Pix

0

De acordo com declaração de Paulo Caffarelli, presidente da credenciadora de cartões Cielo, o WhatsApp Pay será liberado ainda no primeiro semestre de 2021. 

Aguardado desde novembro de 2020, o WhatsApp Pay já recebeu propostas de parceria com outros bancos, além da Cielo. Isso acontece porque ele é uma funcionalidade que trará maior facilidade nas vendas, que são cada vez mais frequentes através do aplicativo. 

É provável que você também goste:

Governo quer criar novo auxílio emergencial para quem está fora do Bolsa Família

Aposentados do INSS começam a receber benefícios com reajuste

Portaria suspende prova de vida do INSS até fevereiro de 2021

Como as vendas se popularizaram através do WhatsApp

A população brasileira descobriu novos métodos para ganhar dinheiro na pandemia, em que a dificuldade na locomoção e no contato social se faz presente.

Por causa disso, o Whatsapp alcançou a marca de aplicativo mais baixado do período no país. Segundo pesquisa da consultoria Kantar, desenvolvida em 30 países, houve um aumento de 50% no acesso ao WhatsApp. 

As vendas pelo aplicativo aumentaram especialmente nas classes C, D e E, de acordo com a startup Behup, que realiza pesquisas sobre comportamentos na web. 

Pequenos empreendimentos como pizzarias, mercearias e lojas de roupas, foram os principais responsáveis pelo aumento de 22% na utilização do aplicativo para fins comerciais.

WhatsApp Business, o antecessor 

Banco do Brasil, Sicredi e Nubank são outros nomes cotados para a parceria com a nova funcionalidade do Whatsapp, além da Cielo. 

Com o nome de WhatsApp Business, um sistema de loja online foi lançado em junho de 2020 para atender especificamente as empresas. 

Através dele, foi possível realizar transferências, sem cobrança de tarifas, com uma taxa de 3,99%. A função foi suspensa pelo Banco Central porque houve a suspeita de que a privacidade dos usuários poderia estar em risco.

Além disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) considerou a função um “risco à concorrência”, o que influenciou também na sua suspensão. 

Atualmente, o WhatsApp Business é um aplicativo à parte que possibilita a criação de catálogos com exibição de produtos vendidos por pequenas empresas. Desta forma, ele facilita o melhor contato entre esses empreendimentos e seus clientes. 

Ele também possibilita recursos simples e bastante úteis, como as mensagens padrão de espera e envio de notificações importantes aos clientes. Assim, faz o papel de automatização necessário para otimizar e potencializar pequenos negócios digitalmente.  

Como o WhatsApp Pay vai funcionar

O WhatsApp Pay promete facilitar transferências bancárias entre pessoas dentro do próprio aplicativo de mensagens, que funciona tanto para sistemas iOS quanto para Android.

O intuito é agilizar as transações entre pessoas físicas e pequenos comércios que utilizam a plataforma para atendimento. 

Além do PIX, a expectativa é de que haverão outros modos de fazer pagamentos, isso porque a ideia é que tudo seja feito de forma bastante simples.

Em negociação desde 2020

No ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o processo de análise para viabilizar o recurso do aplicativo foi mais rápido que em outros países.

No modelo P2P (person to person ou transferência de pessoa para pessoa) faltavam alguns ajustes no processo para que a função fosse autorizada. 

O plano era de que as transações passassem por um processo de P2M (person to merchan ou transferência entre pessoas e empresas), mas era necessário que os ajustes em P2P fossem realizados antes.  

Como o Pix pode auxiliar o WhatsApp Pay a realizar pagamentos

Por todas as facilidades oferecidas, como disponibilidade 24 horas, além de finais de semana e feriados, a tendência é que o PIX se torne uma das formas de pagamento mais acessíveis em diversos âmbitos, além do Whatsapp Pay.

Fora o PIX proporcionar que aplicativos como o WhatsApp incluam a função de pagamento, sua adaptação para fazer pagamentos de contas de luz está em andamento.

 Enfim, quer ficar por dentro de mais informações sobre o Whatsapp Pay?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...