Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Coca-Cola lidera ranking de maior consumo doméstico em 2023: marcas líderes e novos hábitos

O recém-lançado relatório Brand Footprint 2024, da Kantar, revela a impressionante retomada do consumo doméstico no Brasil durante 2023.

O estudo, que avalia a presença de marcas de bens de consumo massivo nos lares brasileiros, apontou a Coca-Cola como líder do ranking pelo 12º ano consecutivo.

As top 5 marcas registraram avanços recordes, seja aumentando sua presença, seja encontrando novos momentos para crescer nos lares. Veja detalhes!

Crescimento do volume de compras

Imagem de duas latas de coca-cola em cima de várias pedras de gelo
Imagem: Mahbod Akhzami / Unsplash

O volume de compras dos brasileiros atingiu seu maior patamar no último trimestre do ano desde o período pré-pandemia, com um incremento de 20% no consumo dentro e fora do lar em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Este aumento significativo reflete uma mudança nos hábitos de consumo e uma maior disposição dos consumidores em gastar com produtos de abastecimento doméstico.

O que são Consumer Reach Points (CRPs)?

O levantamento da Kantar mede a presença das marcas dentro dos lares através de uma métrica chamada Consumer Reach Points (CRPs).

Esta métrica quantifica quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.

Pela primeira vez na história do estudo, as top 5 marcas avançaram significativamente nos CRPs. A líder Coca-Cola, por exemplo, registrou um crescimento de 10% em um ano, ultrapassando os 600 milhões de CRPs.

Ranking das marcas líderes do consumo brasileiro em 2023

As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2023 continuaram as mesmas das últimas edições:

  • Coca-Cola: 610 milhões de CRPs (+55 CRPs em relação ao ano anterior);
  • Ypê: 589 milhões de CRPs (+37 CRPs);
  • Perdigão: 476 milhões de CRPs (+33 CRPs);
  • Italac: 464 milhões de CRPs (+85 CRPs);
  • Seara: 442 milhões de CRPs (+44 CRPs).

Comentários da Kantar Worldpanel

Elen Wedemann, CEO da Kantar Worldpanel, destaca: “Este novo relatório mostra a força da retomada do consumo no país. Cerca de 63% das marcas analisadas cresceram, com destaque para o avanço da penetração nos lares”.

“O brasileiro gastou, em média, 14,6% a mais do que em 2022, a cada vez que foi ao mercado, e as compras de abastecimento voltaram a ganhar força. Também notamos um importante avanço da classe DE, experimentando e se predispondo a comprar mais marcas”, completou.

Destaques do ranking

Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking de 2024, 17 grandes marcas aumentaram sua frequência de compra e presença nos lares brasileiros, enquanto cinco cresceram por meio de novos compradores e 14 avançaram ao conquistar maior frequência e presença.

Das 350 marcas avaliadas, 99 cresceram em CRPs, com 77% consideradas pequenas e médias e 42% premium. A classe AB foi responsável por 40% dos CRPs, enquanto a classe DE incrementou a média de número de marcas compradas, contribuindo com 17% do ganho em CRPs.

Veja também:
Maior rival da Shein, Temu se prepara para entrar no Brasil; saiba mais

O relatório Brand Footprint 2024 destaca a solidez da retomada do consumo doméstico e o dinamismo do mercado brasileiro. As marcas que compreenderem e se adaptarem a essas mudanças estarão mais bem posicionadas para prosperar em um ambiente de consumo cada vez mais competitivo.

Imagem: Unsplash/Mahbod Akhzami