Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em todos os estados brasileiros

0

Nesta época de virada do ano, os proprietários de automóveis tem uma preocupação a mais. Estamos falando do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e aqui vamos ver como consultar e pagar o IPVA 2021 em todos os estados brasileiros.

Por ser um imposto estadual, cada estado da federação é responsável por recolher o IPVA e ter suas próprias regras de pagamento, como data de vencimento e políticas de descontos.

É provável que você também goste:

Quem não pagar o IPVA será negativado e vai pagar multa

Donos de veículos não vão mais pagar Seguro DPVAT em 2021

Bradesco disponibiliza 70 imóveis com ofertas a partir de apenas R$ 9 mil

Por que pagamos IPVA?

O IPVA foi criado em 1 de Janeiro de 1986, ou seja, a praticamente 35 anos atrás, e é cobrado sobre carros, motos, caminhões e outros veículos terrestres motorizados.

O imposto na verdade era uma emenda constitucional da reforma tributária de emergência, e veio para substituir o TRU (Taxa Rodoviária Única), que não cobria todos os tipos de veículos automotores, apenas os que utilizam rodovias.

Resumidamente, 20% do valor arrecadado no IPVA vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Dos 80% restantes, metade do valor é destinado ao município onde o veículo foi licenciado, ou seja, é investido em melhorias na sua cidade.

A outra metade vai para os cofres do estado, e pode ser investido em diversas áreas, incluindo saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Isenção do IPVA

Alguns veículos estão isentos de pagar IPVA, como descritos nos casos abaixo.

  • VEÍCULOS ANTIGOS: Alguns estados isentam veículos antigos do pagamento do IPVA, e isso varia de estado para estado. Para saber se o seu estado isenta o veículo, e a partir de qual ano. Para saber mais, consulte na Secretaria da Fazenda em que o seu automóvel está registrado. Em São Paulo, por exemplo, veículos com mais de 20 anos de fabricação não precisam pagar o imposto.
  • PCD’s: Pessoas portadoras de deficiência visual, física ou mental que possuem um veículo, podem ser isentas do pagamento do IPVA, dependendo de cada estado.
  • PORTADORES DE HIV: que possuem um veículo, podem ser isentas do pagamento do IPVA, dependendo de cada estado.
  • VEÍCULOS PÚBLICOS: Automóveis que pertencem á órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e templos religiosos são isentos do pagamento do IPVA.
  • VEÍCULOS DE TRANSPORTE: Automóveis utilizados para transporte de passageiros, como taxi e mototáxi, ônibus e micro-ônibus fretado ou escolar e ainda entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático recebem isenção do IPVA.
  • PERDA OU ROUBO: Quando o proprietário comprova a perda ou roubo do veículo, incluindo furto, roubo, perda ou desaparecimento, o mesmo fica isento de pagar o IPVA.

Como é feito o cálculo do valor do IPVA?

A alíquota do IPVA varia de estado para estado, entre 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo. Entretanto, isso se refere aos veículos usados, aonde o cálculo é baseado no valor de mercado no final ano anterior á cobrança.

A cotação pode ser feita de acordo com a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Já no caso de carro zero km, o valor de referência é o valor de venda do veículo, contido na nota fiscal.

No caso de veículos usados importados pelo consumidor, o valor base para o cálculo é o preço contido no documento de desembaraço aduaneiro somado aos demais tributos e encargos ainda não recolhidos pelo importador.

Em suma, o valor do IPVA varia de acordo a potência de motor, o local de fabricação (veículo importado ou nacional), o tipo de combustível utilizado (etanol, gasolina, diesel, elétrico) e o valor do automóvel na tabela FIPE, que considera a marca, o modelo e o ano de fabricação.

Quando o IPVA 2021 deve ser pago?

Normalmente, o IPVA deve ser pago no começo do ano, mas as datas de vencimento variam de acordo com cada estado.

O pagamento pode ser pago a vista (e possivelmente com desconto) ou parcelado. Isso também varia de acordo com cada estado.

O atraso do PIVA pode acarretar multa, que normalmente é cobrada por cada dia de atraso, e juros de mora com base na taxa Selic. Além disso, é necessário pagar o IPVA para poder fazer o licenciamento do veículo.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em todos os estados brasileiros

Abaixo você confere como pagar, prazos de pagamentos e calendário do IPVA 2021 em todos os estados brasileiros.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Rio Grande do Sul

A partir do dia 16 de dezembro, proprietários de veículos do Rio Grande do Sul já podem pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto.

Pagar o tributo antecipado até 30 de dezembro pode garantir ainda mais economia no bolso do cidadão, considerando o desconto de 3% pela antecipação e ainda ter o valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS) nos patamares de 2020. Na virada do ano, há atualização do valor, estimado em 3,54%.

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 25,05% sobre o valor total do IPVA.

As alíquotas incidentes sobre o valor dos veículos permanecem as mesmas, sendo 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação.

Parcelamento do IPVA no RS

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2021 é o parcelamento com desconto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 29 de janeiro, com 3% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 26 com redução de 2%, e março, até o dia 31 com desconto de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários que optarem pelo parcelamento também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiverem direito.

Para fazer o parcelamento é obrigatório o pagamento em três vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, se o proprietário resolver parcelar em fevereiro o imposto não será mais possível. É imprescindível o pagamento da primeira parcela ainda dentro do mês de janeiro.

 imagem dos descontos

Calendário para pagamento do IPVA 2021 RS

Além do pagamento antecipado em dezembro ou a opção pelo parcelamento, também é possível pagar o IPVA antecipadamente e com desconto em uma única parcela no mês de janeiro (desconto de 3%), fevereiro (2%) ou março (1%).

O calendário final de pagamento do IPVA 2021 se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo. No mês de abril o proprietário do veículo só contará com os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiver.

Vencimento do IPVA 2021 RS

calendario por placas

 

Desconto do Bom Motorista e Bom Cidadão

Os descontos para bons motoristas variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2020 (três anos), a redução será de 15%.

Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2018 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), tem direito a um benefício de 5%. De toda a frota tributável, 49,3% terão descontos, sendo cerca de 1 milhão de veículos com direito a 15% de redução no tributo por apresentarem três anos sem infrações de trânsito.

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.

O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 15,3% da frota tributável terá direito ao benefício.

descontos

Como pagar o IPVA no RS

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito

O motorista pode pagar o IPVA a partir de 16 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Como consultar o IPVA no RS

Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto: ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências.

Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

A Receita Estadual alerta aos contribuintes que os pagamentos do IPVA 2021 devem ser realizados nos bancos conveniados e nas agências lotéricas da Caixa, com placa e Renavam. Para IPVA de exercícios anteriores (inscritos em dívida ativa) os pagamentos devem ser realizados exclusivamente no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.

Para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o Detran e CRVA. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal “Dúvidas Frequentes” ou pelo “Plantão Fiscal Virtual”, ferramenta online disponível no site da Receita Estadual.

A Receita Estadual e o Detran-RS utilizam a mesma base de dados para cadastramento dos cidadãos que desejam receber informações sobre o tributo via e-mail e celular. Para se cadastrar, basta acessar o site do Detran-RS, clicar na opção “Entre ou Cadastre-se” e autorizar o envio de mensagens por e-mail e SMS. O cadastramento dos e-mails também pode ser feito nos sites do IPVA e da Receita Estadual.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Santa Catarina

O lançamento do IPVA em Santa Catarina é realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda. É disponibilizada a consulta pela placa do veículo e o número do Renavam no site do DETRAN.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Paraná

No estado do Paraná, o vencimento da primeira parcela ou parcela única do IPVA tem início no dia 18 de janeiro de 2021, e a data de vencimento varia de acordo com a placa do automóvel.

Devido a crise financeira ocasionada pela COVID-19, neste ano será possível parcelar o imposto em até cinco vezes, e não em apenas três vezes, como acontecia nos anos anteriores. Desde 2020 a Secretaria da Fazenda não envia mais o boleto por correios. Para acessar o boleto, o motorista deve emitir a guia diretamente no site da Sefa, na opção “Consultar Débitos do IPVA”, na aba de Serviços.

Antes de mais nada, tenha em mãos o número do seu Renavam, que consta no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Na página de consulta, digite o código de Renavam e informe a data do pagamento. Se preferir, você também pode consultar a página do Detran/PR.

Também é possível pagar o imposto nos caixas ou canais de atendimento no Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento ou Bancoop.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em São Paulo

Você pode consultar o IPVA em São Paulo através do link portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/. O prazo para pagamento varia de acordo com o veículo e final de placa, e são publicadas por meio de decreto no mês de novembro.

Para veículos novos, o IPVA integral ou a primeira parcela devem ser pagas em até 30 dias da data da emissão da Nota Fiscal de venda ao consumidor.

Veículos Usados

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares

Mêsjaneirofevereiromarço
Parcela1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto (*)2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 107/0109/0209/03
Final 208/0110/0210/03
Final 311/0111/0211/03
Final 412/0112/0212/03
Final 513/0118/0215/03
Final 614/0119/0216/03
Final 715/0122/0217/03
Final 818/0123/0218/03
Final 919/0124/0219/03
Final 020/0125/0222/03

Caminhões e Caminhões-tratores

Mêsjaneiromarçoabriljunhosetembro
ParcelaCota Única Com Desconto (*)1ª ParcelaCota Única Sem Desconto2ª Parcela3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 107/0109/03 

15/04

15/0615/09
Final 208/0110/03
Final 311/0111/03
Final 412/0112/03
Final 513/0115/03
Final 614/0116/03
Final 715/0117/03
Final 818/0118/03
Final 919/0119/03
Final 020/0122/03

* O pagamento do IPVA em cota única terá desconto de 3,0 % (três por cento).

Veículos Novos

Pagamento do IPVA em cota única com desconto de 3% até o 5º dia útil posterior à data da emissão do documento fiscal ou pagamento do IPVA em cota única sem desconto até 30 dias contados da data da emissão do documento fiscal.

Pagamento Parcelado do IPVA

  • 1ª parcela – até 30 dias da data de emissão do documento fiscal.

  • 2ª parcela – no mesmo dia do mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela.

  • 3ª parcela – no mesmo dia do segundo mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Rio de Janeiro

Para saber o valor exato e prazo de pagamento do IPVA 2021 no Rio de Janeiro, você pode consultar no site do Detran/RJ.

Acesse o serviço de consulta do veículo e informe o Renavam, dado localizado no canto superior do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Automóveis).

Indique qual o CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel, informe o código de segurança da imagem e clique em “consultar”.

Caso o imposto já tenha sido lançado, ele será listado como um débito em aberto. Neste caso, será possível verificar seu valor e datas máximas de pagamento do IPVA RJ.

Tabela e Calendário IPVA 2021 RJ

A tabela é uma espécie de calendário de pagamento do IPVA do Rio de Janeiro em 2021, trazendo datas máximas para quitar o tributo. A versão do ano de 2021 ainda não foi divulgada, mas os prazos de pagamento costumam seguir duas regras:

  •  São definidos de acordo com o número final da placa do automóvel;
  •  Os meses de pagamento normalmente vão de janeiro a abril.

Formas de pagamento IPVA 2021 RJ

O proprietário do veículo tem à sua disposição duas formas de pagamento IPVA 2021. A seguir, listamos quais são elas e como funcionam. Confira e entenda:

  •  À vista/em cota única: neste caso, o contribuinte paga o valor integral, mas, em contrapartida, recebe um desconto de 3%;
  •  Parcelado: com possibilidade de dividir o valor em até três vezes. Neste caso, não há desconto.

Motoristas que têm alguma irregularidade, como multas, poderão ter que se dirigir até o Detran do Rio de Janeiro para efetuar a regularização do documento, junto com o pagamento do imposto.

Como pagar o IPVA 2021 no Rio de Janeiro

O pagamentoIPVA 2021 no RJ deve ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que equivale ao tradicional boleto. Logo abaixo indicamos como obter esse documento (o processo é feito no site do Bradesco gratuitamente):

  1. Acesse o site do Bradesco,
  2. Em “tributos”, vá em “Detran RJ – GRD, DUDA e GRM”.
  3. Clique em “gerar boleto”.
  4. Informe o Renavam do veículo. Digite o texto da imagem gerada automaticamente pelo site. Depois, vá em “continuar”.
  5. Selecione a opção de pagamento de sua preferência (à vista ou parcelado),
  6. Emita e imprima o boleto do IPVA.

O boleto pode ser pago em qualquer banco e casas lotéricas, seja pessoalmente, pelo internet banking ou aplicativo, é só usar o código de barras do documento.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Espírito Santo

O IPVA 2021 ES poderá ser pago em cota única com 5% de desconto ou parcelado. No caso de parcelamento, poderá ser em duas parcelas iguais e sucessivas (veículos pesados: ônibus, micro-ônibus e caminhões) ou ainda em quatro parcelas iguais e sucessivas (veículos leves) vencendo a cota única ou a primeira parcela na data prevista na tabela de vencimento e as demais trinta dias após.

O pagamento deverá ser realizado na rede bancária autorizada (Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal/Lotericas e Santander).

Os boletos de cobrança estarão disponíveis apenas na internet nos endereços www.sefaz.es.gov.br ou www.detran.es.gov.br, caso o contribuinte não disponha de internet poderá procurar uma de nossas AREs ou no DETRAN as CIRETRANs para impressão.

O pagamento do IPVA poderá ser feito também pelo Internet Banking do BANESTES.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Espírito Santo Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Espírito Santo

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Minas Gerais

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 inicia em 18 de janeiro e termina em 24 de março no estado de Minas Gerais, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa.

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3%, é de 18 a 22 de janeiro, conforme o número final da placa. Consulte a Tabela de Escalas de Vencimentos.

Para consultar o valor do seu IPVA 2021, tenha em mãos o número do Renavam do veículo e clique aqui.

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (É necessário estar em posse do número do RENAVAM)
  • Guia de Arrecadação 

Acesse os Bancos credenciados 

Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Distrito Federal

O IPVA de 2021 no Distrito Federal poderá ser parcelado em até três vezes, a partir de fevereiro. A data de vencimento depende do final da placa do automóvel.

As parcelas não podem ter valor inferior a R$ 50, e quando o valor total do imposto é de até R$ 100, o IPVA será cobrado em cota única. Confira mais informações no Site da Fazenda do DF.

Calendário de pagamento do IPVA 2021 DF

Final da Placa1ª Parcela2ª Parcela3ª Parcela
1 e 222/222/322/4
3 e 423/223/323/4
5 e 624/224/328/4
7 e 825/225/329/4
9 e 026/226/330/4

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Goiás

A Secretaria de Economia de Goiás ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site economia.go.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Mato Grosso

Os motoristas mato-grossenses ganharam mais prazo para pagar o IPVA. Isso porque, devido a pandemia de COVID-19, os vencimentos de janeiro foram postergados para março.

No caso de pagamento a vista, o proprietário ganha um desconto de 3% a 5%, ou parcelamento em até 6 vezes. A alíquota em Goiás varia entre 1% a 4% sobre o valor do automóvel de acordo com a tabela Fipe.

Para fazer o pagamento, acesse o site sefaz.mt.gov.br.

Calendário de pagamento do IPVA 2021 no MT

ipva 2021 mt

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, os proprietários de automóveis podem ganhar um desconto de até 15% ao pagar o imposto a vista até o dia 29 de janeiro. Também é possível parcelar em até 5 vezes, desde que a parcela tenha um valor mínimo deR$ 30 para motos ou R$ 55 para os demais veículos.

Calendário de parcelamento do IPVA 2021 no MS

  1. 29 de janeiro
  2. 26 de fevereiro
  3. 31 de março
  4. 30 de abril
  5. 31 de maio

Automóveis novos terão redução de 50% na base de cálculo. Automóveis usados pagam 3,5% sob seu valor na tabela FIPE, e automóveis usados com espaço para até oito passageiros pagam uma alíquota de 4,5%. Caminhões, ônibus e micro-ônibus pagam a alíquota de 2% sob seu valor.

Para mais informações acesse detran.ms.gov.br/ipva.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 na Bahia

Os motoristas baianos podem ganhar desconto de até 5% pagando antecipadamente até o dia 10 de fevereiro o IPVA no caso de carros, 4,7% de desconto para ônibus e micro-ônibus e até 1,7% no caso de motos. 

Para pagar o IPVA 2021, acesse o site sefaz.ba.gov.br.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 BA

Final da placaCota única com desconto de 5% ou 1ª parcela2ª parcelaCota única sem desconto ou 3ª parcela
130/329/428/5
231/330/431/5
329/427/529/6
430/428/530/6
527/529/629/7
628/530/630/7
729/629/730/8
830/630/731/8
929/730/829/9
030/731/830/9

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Sergipe

Os proprietários do Sergipe podem ter desconto de 10% sobre o valor do IPVA 2021 ao pagarem o imposto a vista até o dia 26 de fevereiro. Ainda é possível parcelar o IPVA em 10 vezes no cartão de crédito. Para emitir a guia de pagamento, você deve acessar o site sefaz.se.gov.br com o código RENAVAN do seu veículo.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 SE

Final da placaCota única com desconto do IPVACota única sem desconto do IPVAFiscalização
126/231/3Maio/2021
226/231/3Maio/2021
326/230/4Junho/2021
426/231/5Julho/2021
526/230/6Agosto/2021
626/230/7Setembro/2021
726/231/8Outubro/2021
826/230/9Novembro/2021
926/229/10Dezembro/2021
026/230/11Janeiro/2022

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Alagoas

Os alagoanos podem conseguir um desconto de até 10% no pagamento a vista do IPVA 2021 até o dia 29 de janeiro. Ainda é possível parcelar o imposto em até 6 vezes, com parcela mínima de R$ 100.

  1. Para emitir o boleto de pagamento, o contribuinte deverá acessar o site sefaz.al.gov.br.
  2. No site da Secretaria da Fazenda, clique em Espaço do Contribuinte.
  3. Escolha a opção IPVA.
  4. Por fim, clique em Emissão de Boletos e informe o número do Renavam e da placa do veículo.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 AL

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Pernambuco

Os pernambucanos podem conseguir um desconto de até 7% pagando o IPVA a vista antes do vencimento, ou em até 3 vezes sem desconto. No estado, a alíquota é de 1% a 3% para motos e de 3% a 4% para carros.

O próprio Detran-PE envia o carnê por correios a partir de janeiro.

Antes de se dirigir à Gerência de IPVA (GSEIPVA), agende seu atendimento através do Portal da SEFAZ, acessando o banner AGENDE SEU ATENDIMENTO, depois selecione a Unidade IPVA e escolha o serviço ATENDIMENTO AGENDADO IPVA.

OBS: Durante o período de isolamento social, com as medidas de combate ao Covid 19, a Gerência de IPVA (GSEIPVA)  está atendendo diretamente ao contribuinte através do e-mail institucional: ​gseipva@sefaz.pe.gov.br.

Para mais informações consulte o site sefaz.pe.gov.br/Servicos/IPVA.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 PE

Calendário para pagamento do IPVA 2021 PE

Como consultar e pagar o IPVA 2021 na Paraíba

Os paraibanos podem conseguir um desconto de até 10% pagando o IPVA a vista. Também é possível parcelar o imposto em 3 vezes. A alíquota dos automóveis, motocicletas e micro-ônibus e caminhonetes é de 2,5% sob o valor do veículo.

Desde 2017, a Sefaz não envia mais o boleto aos domicílios para pagamento do IPVA. A emissão do boleto para pagamento do IPVA será efetuada através de acesso disponibilizado no portal da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba sefaz.pb.gov.br ou no portal do Detran-PB detran.pb.gov.br.

Os boletos ainda podem serem impressos em uma repartição fiscal ou do Detran-PB. O pagamento deve ser efetuado nas agências do Banco do Brasil ou seus associados.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 PB

Final da Placa1ª parcela ou cota única com desconto2ª parcela3ª parcela ou cota única
sem desconto
129/126/231/3
226/231/330/4
331/330/431/5
430/431/530/6
529/530/630/7
630/630/731/8
730/731/830/9
830/830/929/10
930/929/1030/11
029/1030/1129/12

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Rio Grande do Norte

O SET-RN ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site set.rn.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Ceará

O Sefaz-CE ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site sefaz.ce.gov.br.

Embora ainda não tenha sido divulgado o calendário de pagamento do IPVA 2021, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a isenção do IPVA para transportes escolares, e a alíquota teve uma redução de 3% para 1% a alíquota do imposto para veículos de autoescolas. Participantes do programa Sua Nota Tem Valor podem ter desconto de 5% ao pagar à vista.

Você poderá ver o calendário aqui, assim que o governo o publicar no site do Sefaz-CE.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Piauí

O Sefaz-PI ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site sefaz.pi.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Maranhão

Os maranhenses poderão ganhar até 10% de desconto pagando o IPVA 2021 a vista. A alíquota fica na casa dos 2,5% para automóveis e camionetas, 2% para motos e 1% para ônibus, micro-ônibus e caminhões.

Você pode consultar o IPVA do seu veículo a partir do dia 4 de janeiro pelo site do Detran-MA.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 MA

Final da Placa1ª Parcela ou
Cota única com desconto
2ª Parcela3ª ParcelaInício da fiscalização
1 e 25/35/45/55/6
3 e 412/312/412/512/6
5 e 619/319/419/519/6
7 e 826/326/426/526/6
9 e 030/330/431/530/6

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Acre

Os proprietários de automóvel no estado do Acre podem parcelar seu IPVA em até 3 vezes ou ganhar um desconto de 10% pagando em uma única vez. A alíquota é de 2% do valor do carro ou camioneta, e de 1% no valor do IPVA quando se trata de motos, ciclomotores e táxis.

Para pagar o IPVA o proprietário pode emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site do Detran-AC, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA no Detran. Também é possível retirar a guia em uma agência da Sefaz.

Calendário para pagamento do IPVA 2021 AC

Final da Placa1ª Parcela ou
Cota única com desconto
2ª Parcela3ª Parcela
1 e 229/126/231/3
3 e 426/231/330/4
531/330/431/5
630/431/530/6
731/5370/630/
830/630/731/8
930/731/830/9
031/830/929/10

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Amapá

O Detran-AP ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site detran.ap.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Amazonas

O Sefaz-AM ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site online.sefaz.am.gov.br/ipva.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Pará

O Sefaz-PA ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site sefa.pa.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Rondônia

O Sefaz-RO ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site det.sefin.ro.gov.br.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em Roraima

O Sefaz-RR ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site sefaz.rr.gov.br/.

Como consultar e pagar o IPVA 2021 no Tocantins

O Sefaz-TO ainda não divulgou o calendário do IPVA 2021, mas você pode acompanhar a situação no site sefaz2.to.gov.br/ipva.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Brastock/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...