Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como declarar redução da jornada de trabalho no IR 2021

Receita Federal esclareceu como declarar suspensão de contrato ou redução de jornada.

0

Em virtude de inúmeras dúvidas que surgiram dos beneficiários do programa BEm, o famoso Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, sobre como realizar a declaração do Imposto de Renda (IR), a Receita Federal não teve escolha e deixou ainda mais claro como informar a redução de jornada ou suspensão de contrato.

Considerado como uma espécie de percentual dentro do seguro-desemprego, o BEm deve constar na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Na aba da fonte pagadora, o empregado deve colocar o CNPJ da Receita Federal: 00.394.460/0572-59.

Em caso de ajuda compensatória mensal, é necessário preencher como se fosse uma parcela do salário que foi paga pelo empregador, portanto, deve ser preenchida na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

É provável que você também goste:

Confira o passo a passo para declarar Imposto de Renda sendo MEI

Banco Inter antecipa a restituição do Imposto de Renda para correntistas

Como declarar o consórcio no Imposto de Renda 2021

Cuidados na hora de preencher a declaração

O contribuinte que realizará a declaração tem que incluir o valor no item 26, cujo o nome é “Outros com o CNPJ da Fonte Pagadora (Empregadora)”. Na descrição deve haver escrito “Ajuda Compensatória”, para que seja identificada a origem do valor.

Para ter ciência de quais são os valores que foram pagos através deste benefício emergencial ou até mesmo pela ajuda compensatória, o trabalhador precisa entrar no app Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS) ou questionar o empregador.

Sobre o programa BEm

O programa BEm passou a valer no mês de abril do ano passado e se estendeu até dezembro. Graças a ele, foram preservados cerca de 20,1 milhões de empregos durante a crise causada pela pandemia. 

Por meio do programa, o empregado que teve o contrato suspenso ou os ganhos reduzidos; teve o recebimento de uma parte do seguro-desemprego, e ainda o emprego mantido por tempo equivalente da ajuda após a jornada de trabalho voltar ao normal.

A forma que o programa atingiu cada empresa, com suspensão de contrato ou redução de jornada, foi através de um acordo individual ou coletivo entre os empregados e os empregadores.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

Comentários
Carregando...