Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se você é ou não isento do IR 2021

Para não cair na malha fina, os contribuintes deverão declarar seu imposto até o dia 30 de abril.

0

Diversos contribuintes ainda não sabem ao certo que existe obrigatoriedade em contribuir com o Imposto de Renda (IR) neste ano de 2021, visto que além de muitos serem isentos, houveram diversas dúvidas acerca de algumas das alterações nas regras da declaração neste ano.

Para quem contribuiu no ano passado, os valores a serem recebidos do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), estão programados para ter início no mês de maio.

É possível declarar a partir dos mais diversos meios digitais, como tablet, computador ou telefone celular ao baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda (iOS | Android) ou através da página oficial da Receita Federal.

É provável que você também goste:

Saiba como declarar redução de jornada no Imposto de Renda

Imposto de Renda 2021: Veja como acessar o Informe de Rendimentos do Banco Inter

Quem é obrigado a declarar o IR 2021

Existem diversos fatores que caracterizam a obrigação da declaração do Imposto de Renda. Se algum cidadão brasileiro se enquadrar em uma das opções citadas no site do Governo, é necessário que ele faça a declaração do IR 2021. 

Cabe ressaltar que o prazo do pagamento do IR 2021 já está em andamento, e é necessário que todos os cidadãos com obrigação cumpram com o dever para evitar maiores problemas.

Quem recebeu Auxílio Emergencial no ano de 2020 precisa declarar o IR 2021?

Apenas contribuintes que receberam o Auxílio Emergencial em 2020 junto a outras rendas que ultrapassaram R$ 22.847,76, além de incluir o informe na declaração do imposto, deverão devolver o dinheiro do benefício concedido.

O processo de devolução do benefício já ocorre quando efetivada a declaração: é gerada uma guia devolutiva, ou seja, todo o trâmite ocorre no próprio programa do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Para os contribuintes que já realizaram a devolução do Auxílio Emergencial de 2020, caberá a eles se atentarem ao momento em que realizarem a declaração, visto que o próprio sistema informará se o benefício foi devolvido de forma voluntária.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...