Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a prova de vida online do INSS em 2020?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou, no dia 20 de agosto, o projeto-piloto da prova de vida através de celulares. Os testes estão sendo realizados com aproximadamente 300 mil beneficiários do instituto. A expectativa do INSS é que até o fim do ano todos os beneficiários também possam fazer a prova de vida online.

É provável que você também goste:

Caixa Tem: como alterar a senha e trocar o número do celular?

Caixa Tem: agora você pode transferir GRÁTIS o BEm, o FGTS e o auxílio emergencial 24h por dia

Como funciona a prova de vida online do INSS em 2020?

Todos os anos, aposentados e pensionistas do INSS precisam realizar a prova de vida. Em virtude disso, eles precisam se deslocar até a agência bancária que recebe seu benefício para atualizar o cadastro. O processo ocorre para evitar que as fraudes aconteçam no sistema do Seguro Nacional.

De acordo com o INSS, o objetivo agora é fazer com que as pessoas possam realizar a comprovação em casa. Portanto, especialmente em tempos da pandemia do novo coronavírus, o novo método é de extrema importância para evitar aglomeração em agências bancárias.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, explicou que o projeto-piloto terá início utilizando o sistema biométrico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Paralelamente, também serão utilizadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), juntamente com às do TSE.

Quem participa da biometria online do INSS?

Segundo o INSS, os segurados que possuem carteira de habilitação e título de eleitor serão os selecionados para participarem dos testes. Dessa forma, é preciso estar atento, pois o INSS entrará em contato com seus beneficiários nos próximos dias. O contato será feito através de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail.

É importante prestar muita atenção para não cair em golpes. Muitos criminosos têm se passado por funcionários do atendimento do INSS para roubarem informações pessoais e usar de engenharia social para desvio de benefícios ou empréstimos indevidos nos nomes dos segurados.

Os segurados que participarem dos testes terão suas provas de vida garantidas. Enfim, não precisam ir até uma agência bancária para fazer a comprovação neste ano. Entretanto, os aposentados e os pensionistas que ficarem de fora dos testes, não precisam fazer a comprovação neste momento. Segundo o INSS, por causa do isolamento social, as provas estão suspensas até 30 de setembro.

Como vai funcionar a prova de vida digital?

A prova de vida digital será feita por biometria facial, com o uso da câmera do dispositivo móvel do beneficiário, da mesma forma que você já faz na abertura de contas digitais como a do Nubank.

Para isso, é preciso ter instalado o aplicativo Meu INSS e o aplicativo do governo digital, que vai comprovar se trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. Todavia, se o teste nã aparecer, não se preocupe. Ele deverá ficar habilitado exclusivamente para os beneficiários selecionados. Então, no aplicativo a opção só aparecerá para quem se enquadra nos critérios de seleção.

Na prova de vivacidade, o segurado é orientado pelo aplicativo Meu GOV.BR a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria por meio de foto.

Por fim, na prova de identidade, caso a biometria do cidadão for do TSE, será preciso informar o número do título de eleitor. Por outro lado, caso a biometria seja do Denatran, será necessário informar a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Imagem:Roman Samborskyi

Comentários
Carregando...