Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o score é calculado?

Entender a formação do score e como esse número é influenciado é uma boa ferramenta para melhorar a situação financeira. Confira!

Ter um bom score é fundamental para os brasileiros, principalmente para aqueles que precisam de serviços que envolvem concessão de crédito. Para deixar claro, o score é uma pontuação formada a partir dos hábitos de consumo e do histórico financeiro dos consumidores. 

O levantamento para sua formação vem de empresas e serviços que encaminham os dados para organizações de crédito, como pagamento de contas de energia, compras em lojas, informações bancárias, entre outros. 

Depois da determinação dos pontos, é preciso analisar qual é a situação de cada um dos consumidores por meio de uma espécie de régua. Vale ressaltar que, mesmo que a Serasa seja uma das mais conhecidas, existem outras empresas que realizam o cálculo. 

Pontuação na Serasa 

Para exemplificar, confira qual a régua usada pela Serasa para determinar a pontuação do score de cada pessoa.

  • 0 a 300: baixa;
  • 301 a 500: regular;
  • 501 a 700: boa;
  • 701 a 1000: muito boa. 

Apesar de existir o termo “negativado”, não há números negativos na pontuação. É apenas uma indicação de que o score é considerado baixo. A seguir, veja outros exemplos de serviços que realizam o cálculo:

  • Serviço de Proteção ao Crédito (Score SPC);
  • Serviço Central de Proteção ao Crédito (Score Boa Vista);
  • Quod (Quod Score).  

Informações que influenciam o score

Como citado acima, os dados que demonstram a vida financeira dos brasileiros são enviados para a formação do score. Alguns deles têm peso maior, e outros, menor para influenciar a pontuação. Confira alguns exemplos da Serasa:

  • Histórico de pagamento: 55%;
  • Inexistência de dívidas ou pendências: 33%;
  • Cartão de crédito ativo e pagamento em dia: 6%. 

Como pode ser observado, o histórico de pagamento influencia mais da metade da formação do número. Por isso, quem deseja uma boa pontuação deve estar ciente dessa condição. 

Vale ressaltar ainda que, ao contrário do que muitos pensam, o valor da renda não tem impacto direto na pontuação da Serasa.

Cálculo do score

Agora, com tais informações expostas, fica mais simples de entender. O cálculo é feito com base em dados financeiros sobre o consumidor que são encaminhados de empresas para os órgãos responsáveis. 

Assim sendo, manter as finanças em dia ajuda a compor um bom histórico financeiro, o que de fato importa para alcançar um bom score.

Imagem: Song_about_summer/shutterstock.com