Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso do BB 2020 pode ter 10 mil vagas para nível médio e tecnologia

0

Esta é uma ótima notícia para os concurseiros de plantão que estavam sentindo falta de oportunidades em bancos públicos. Neste ano, o Banco do Brasil deve fazer um concurso. E a notícia é melhor ainda para os profissionais da área de tecnologia e inovações, afinal está previsto um edital especialmente para essas vagas. Confira aqui todas as informações que já temos sobre o concurso do BB 2020, que já foi confirmado pelo presidente do banco, Rubem Novaes, em entrevista ao G1.

É provável que você também goste:

Salário mínimo de R$ 1045,00 entra em vigor a partir de amanhã

FGTS: adesão ao saque-aniversário acaba hoje para nascidos em janeiro que querem receber em 2020

Banco do Brasil também dá dinheiro de volta (cashback) no uso do cartão?

No entanto, se você não é um profissional da área de tecnologia e inovação, saiba que algumas vagas exigem apenas o Ensino Médio completo. Essas vagas devem ser para o cargo de escriturário, e haverá vagas para vários estados brasileiros. A remuneração inicial deste cargo deve ser de R$ 4.036,50, incluindo o auxílio-alimentação. A jornada de trabalho no Banco do Brasil é de 30 horas semanais.

“Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de tecnologia e inovações. Hoje a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, disse o presidente Rubem Novaes.

Concurso do BB 2020 para concorrer com fintechs

Entretanto, a grande novidade é realmente a oportunidade para a área de tecnologia e inovações, visto que a única forma de entrada no Banco do Brasil era como escriturário. Provavelmente essa mudança se dá devido à necessidade do Banco do Brasil se digitalizar mais, para concorrer com as novas fintechs e startups financeiras, como, por exemplo, Nubank, Banco Inter e até mesmo o Next, administrado pelo banco CBSS, que é controlado indiretamente pelo próprio Banco do Brasil em parceria com o Bradesco.

Lembrando que o BB tem uma página focada em serviços de forma digital, incluindo a conta digital e um aplicativo cheio de funções para os correntistas.

Faltam 10 mil funcionários no BB

O próprio presidente Rubens afirmou que os bancos públicos, por não poderem contratar como os bancos privados, estão saindo em desvantagem na concorrência contra as fintechs. Novaes ainda ressaltou que a diminuição dos concursos acabou ajustando a quantidade no quadro de funcionários, devido às aposentadorias dos funcionários antigos.

De acordo com a publicação em Diário Oficial, a Portaria nº 8.813 da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, o BB tem atualmente 105.774 servidores. A CUT informou no primeiro semestre de 2019 uma carência de 10 mil servidores apenas para o cargo de escriturário. Portanto, é provável que este concurso tenha muitas vagas para o nível médio.

Quando sai o edital do concurso do BB 2020?

Por enquanto, não há confirmação de uma data para o lançamento do edital, tampouco para a data das provas de seleção. Todavia, espera-se que o edital seja lançado no próximo mês de março.

Privatização do BB

Além do concurso do BB 2020, o presidente se posicionou favoravelmente à privatização do banco. Segundo ele, o BNDES e a Caixa já suprem a necessidade de um banco público no Brasil, e o BB poderia ser privatizado sem causar impacto na sociedade. Porém, ele ainda disse que o presidente Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional não concordam com a privatização, e essa decisão é realmente política.

Imagem: Tarcisio Schnaider / shutterstock

Comentários
Carregando...