Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os 407 mil brasileiros que ainda podem sacar 1 salário mínimo em dezembro

Mais de 400 mil brasileiros têm direito de receber o valor de até um salário mínimo em dezembro. Saiba como!

Em um período de instabilidade econômica, ter um valor “esquecido” a receber pode fazer toda diferença na sua vida financeira. Neste contexto, existem mais de 400 mil brasileiros que ainda podem sacar um salário mínimo em dezembro.

Isso porque muitos trabalhadores desconhecem, mas podem ter um valor considerável disponível em seu CPF. Assim, é importante ficar atento aos seus direitos e verificar se há algum montante a ser recebido.

Portanto, quem busca descobrir se possui até um salário mínimo em dezembro para receber, deve conferir sua situação e, especialmente, se atentar aos prazos.

Quem pode receber um salário mínimo em dezembro?

De acordo com portal G1, 407.222 brasileiros, com direito, ainda não realizaram o saque do salário mínimo de dezembro.

Assim, o valor para ser distribuído já totaliza R$365 milhões. Conforme o Estado, a maioria dos trabalhadores que têm direito a este valor são funcionários públicos.

Vale destacar que este montante é referente ao abono salarial, isto é, um direito que o trabalhador de carteira assinada deve receber conforme o período que trabalhou.

Todavia, com a pandemia de Covid-19 houve um atraso no cronograma de distribuição. Ou seja, ainda existem pessoas com direito a receber o valor relacionado ao abono salarial do ano base de 2020.

No entanto, para receber o valor de até um salário mínimo em dezembro, o trabalhador deve ter atuado por pelo menos um mês, consecutivo ou não, com carteira assinada em 2020.

Além disso, o profissional não pode ter recebido mais do que dois salários mínimos por mês ao longo do tempo que realizou suas atividades. Por fim, o cidadão deve ter um cadastro no PIS/Pasep de pelo menos cinco anos.

Cronograma dos pagamentos

Quem tem direito ao abono salarial deve realizar o saque até 29 de dezembro de 2022, data que o prazo se esgota. Portanto, para receber o valor de até um salário mínimo em dezembro, o trabalhador deve se atualizar sobre sua situação e seus direitos.

Onde consultar e como receber

Em suma, é possível consultar se você tem valores a receber nos aplicativos Caixa Tem (Android e iOS) e Caixa Trabalhador (Android e iOS), além do telefone 0800 726 0207. Além disso, o portal do Governo Federal, o app Carteira do Trabalho Digital (Android e iOS) e o número 158 estão disponíveis para consulta.

Além disso, o pagamento do abono salarial pode ocorrer nas contas da Caixa, no Caixa Tem (por crédito), ou em lotéricas.

Por fim, o valor debitado pode ser utilizado pelo banco digital, sacado em agências da Caixa ou sacado em Banco 24h. Assim que o valor de até um salário mínimo for debitado em conta, o trabalhador já pode utilizá-lo.

Imagem: Daniel Dan/ Pexels