Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira quem são os 5 maiores bilionários da América Latina

Descubra quem são os 5 bilionários mais ricos da América Latina e como construíram suas fortunas. Conheça suas origens

A América Latina é lar de algumas das personalidades mais influentes do mundo dos negócios, com fortunas impressionantes. Neste artigo, vamos explorar quem são os cinco bilionários mais ricos da região e como eles construíram suas fortunas.

A riqueza dos bilionários latino-americanos vem mostrando um crescimento significativo de 2023 para 2024, conforme relata a renomada revista Forbes. Assim, o patrimônio conjunto dos ricos desta região saltou de um valor estimado em US$ 413 bilhões no ano anterior, para impressionantes US$ 530 bilhões neste ano.

5 maiores bilionários da América Latina

Portanto, entre os nomes mais notáveis, destacam-se empresários que não apenas acumularam grandes fortunas, mas também contribuíram para o desenvolvimento de diversos setores, como telecomunicações, mineração e tecnologia. Confira quem são esses influentes magnatas e as origens de suas riquezas:

  1. Carlos Slim Helú e família: o magnata mexicano e sua família são figuras dominantes na América Móvil, a maior empresa de telecomunicações móveis da região, com expansões significativas para a Europa e Estados Unidos. Além disso, têm investimentos substanciais em construção, bens de consumo, mineração e imóveis;
  2. Germán Larrea Mota-Velasco e família: Controlando a maior empresa de mineração de cobre da América Latina, o Grupo México, esse mexicano também faz investimentos estratégicos em infraestrutura e transporte ferroviário;
  3. Iris Fontbona e família: Como a mulher mais rica da América Latina, Iris administra a mineradora de cobre Antofagasta Plc, herdada de seu falecido esposo, além de ter participações majoritárias em bancos e cervejarias através do conglomerado Quiñenco;
  4. Eduardo Saverin: Cofundador do Facebook, o brasileiro viu sua fortuna quase triplicar de um ano para o outro, graças às acentuadas valorizações das ações da Meta;
  5. Vicky Safra e família: A herdeira da fortuna do banqueiro Joseph Safra administra juntamente com seus filhos um vasto império financeiro que se estende por três continentes.
Na imagem um homem está inserindo notas de dólares no bolso externo do paletó e abaixo há a palavra "Forbes".
Imagem: Rapeepat Pornsipak /shutterstock.com- Edição: Seu Crédito Digital

Por que a riqueza na América Latina está crescendo

Enfim, o surpreendente crescimento das fortunas destas personalidades não é um fenômeno isolado. Ele está atrelado a uma série de fatores estratégicos, como a recuperação econômica pós-pandemia, avanços tecnológicos e um foco renovado em negócios sustentáveis que estão transformando o ambiente de negócios na região. 

Veja também:

Brasil terá mais beneficiários que contribuintes da Previdência até 2060, segundo Ipea

Além disso, a habilidade desses bilionários em diversificar seus investimentos e adaptarem-se a novos mercados tem sido crucial para a escalada em suas riquezas. Assim, com a trajetória ascendente destes líderes empresariais, é possível vislumbrar um futuro promissor para a América Latina no que diz respeito a inovação, investimento e crescimento econômico.

Imagem: Rapeepat Pornsipak /shutterstock.com- Edição: Seu Crédito Digital