Consulta ao 3º lote de restituição do IRPF2020 é liberada hoje (24)
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (24), às 9 horas, a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 (IRPF2020). O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado na próxima sexta-feira, dia 31, totalizando R$ 5,7 bilhões.
Desse total, R$ 2.056.423.308,19 são para contribuintes que têm prioridade legal de recebimento: 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos, 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, foram contemplados também 2.856.513 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.
É provável que você também goste:
Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ganhar cotas em vagas no SINE
Cuidado: Receita Federal agora vai cruzar pagamentos do Auxílio Emergencial com o Imposto de Renda
Parceria entre Grupo ZAP e Captalys facilita acesso ao crédito para incorporadoras de todo o país
Como fazer a consulta ao 3º lote de restituição do IRPF2020?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, então será necessário fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Mas e se o valor não entrar na conta?
Por fim, caso o valor da restituição do Imposto de Renda não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em nome do contribuinte, em qualquer banco. Os telefones são os seguintes:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Fonte: Agência Brasil
Imagem destacada: fizkes, via Shutterstock.