Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 opções de conta bancária para seu filho menor de idade

Abrir uma conta para o seu filho pode ajudá-lo a aprender mais sobre como administrar seu dinheiro.

0

Para os pais que desejam ensinar seu filho menor de idade sobre educação financeira, uma das melhores coisas a fazer é abrir uma conta bancária. Muitos bancos e finfechs oferecem produtos especiais para crianças e adolescentes, que podem ser abertos em seu nome. Abrir uma conta para seu filho pode ajudá-lo a aprender mais sobre como administrar dinheiro, economizar para o futuro e outros aspectos das finanças pessoais, desde tenra idade.

No entanto, é importante se informar bem antes do processo, pesquisar taxas e recursos e decidir quais são as prioridades mais importantes para ter uma conta poupança. Aqui estão algumas das principais considerações ao procurar uma conta para um menor de idade.

É provável que você goste também:

Agências do INSS não abrirão em cidades com feriados antecipados

Delivery Center do Banco Inter: descubra aqui como funciona

Youtubers lançam conta digital para crianças e adolescentes de qualquer idade.

Quais são seus objetivos para a conta poupança do seu filho?

Por que você deveria abrir uma conta para o seu filho? Existem vários bons motivos:

Aprender mais sobre dinheiro e finanças

Ter uma conta pode ajudar seu filho a aprender sobre a magia dos juros compostos, os diferentes tipos de contas financeiras e como administrar o dinheiro na vida cotidiana.

Ensinar mais sobre serviços bancários

Seu filho pode aprender a fazer serviços bancários, como depositar um cheque ou como lidar com conversas bancárias da vida real em um banco físico.

Desenvolver o hábito de economizar o próprio dinheiro

Se você está tentando ensinar seu filho a administrar seu dinheiro, como economizar uma certa porcentagem de sua renda ou como usá-lo para diferentes objetivos financeiros, ter uma conta bancária pode tornar tudo isso real para eles.

Economizar dinheiro para um objetivo financeiro específico

Por exemplo, se seu filho quiser comprar um novo console de videogame, economizar dinheiro para uma viagem com os amigos ou para alguma outra compra especial, ele pode usar sua conta para atingir esses objetivos.

Ter sua própria conta poupança pode ajudar seu filho a aprender como definir metas financeiras e tomar decisões sobre como usar o dinheiro com responsabilidade. Converse com ele sobre a poupança antes de escolher um banco ou fintech. Certifique-se de que seu filho tenha idade suficiente para entender e ter curiosidade sobre como lidar com o dinheiro dessa forma.

Pergunte quais dúvidas ele têm e use essa conversa para orientar sua pesquisa. Ter uma conta própria pode ajudar seu filho a se sentir especial e adulto. Você pode até mesmo inspirá-los a aprender mais sobre finanças e investimentos, e desenvolver melhores hábitos financeiros desde cedo.

Conta Kids Banco Inter

No final do ano passado, o Banco Inter lançou sua Conta Kids, voltada para crianças e adolescentes. O objetivo desta conta é ajudar pais e responsáveis a educarem financeiramente seus filhos e os inserir no universo financeiro.

Completa e gratuita, a conta Kids do Banco Inter oferece possibilidade de investimentos em renda fixa, como CDB, LCI, LCA e poupança. Além disso, também dá acesso a fundos de investimento e previdência privada, para planejar o futuro da família.

A Conta Kids funciona da mesma maneira que as contas tradicionais do Banco Inter, por meio do Super App do Inter. O menor de idade deve ter CPF e RG, pois os números destes documentos serão solicitados, bem como os documentos do responsável.

Se o tutor da criança não for seu pai ou a mãe, deverá enviar também a foto de sua identidade e algum documento que comprove a guarda.

Após aprovada a abertura da Conta Kids no Banco Inter, os pais receberão um cartão de débito personalizado com o nome do filho. O cartão da Conta Kids do Banco Inter não tem função crédito, pois a lei brasileira só permite conceder crédito para maiores de 18 anos. Além disso, eles podem bloquear o cartão pelo aplicativo em caso de perda, furto ou roubo.

Next joy

O Next Joy é uma conta 100% digital com foco nas crianças e adolescentes filhos ou dependentes de clientes do banco digital Next. Totalmente gratuita, essa conta é uma maneira de ensinar seu filho sobre finanças.

Além disso, jovens de três a 17 anos podem conhecer mais sobre dinheiro com figuras da Disney e da Marvel. A plataforma conta com ferramentas de aprendizado, como vídeos, trilhas sonoras, stories e textos específicos para cada idade.

O jovem consumidor conta com recursos como recompensas em missões, mimos e mesada programada. Integrado à conta do tutor ou dos pais no Next, o Next Joy traz recursos de supervisão e monitoramento para que os pais gerenciem todas as funcionalidades da conta infantil.

Bradesco Click Conta

Para quem tem até 17 anos, a Click Conta do Bradesco é uma super indicação de conta corrente, totalmente gratuita. A Click Conta permite que o menor de idade acesse todas as movimentações bancárias por um computador conectado à internet ou celular. Com segurança total, é possível fazer todas as operações bancárias que desejar.

Na Click Conta, o jovem pode cadastrar até 5 objetivos e se preparar para realizar seus sonhos. O dinheiro na conta rende igual à poupança. Se você é um investidor mirim, o Bradesco conta com investimentos no CDB e poupança.

Além disso, a criança ou adolescente ganha um cartão de débito Visa Electron, ideal para compras no dia a dia, restaurantes, cinemas e lojas. A conta oferece um serviço de mesada programada, onde todo mês, no dia combinado, o valor da mesada entra direto na sua Click Conta. A partir dos 16 anos, é possível contratar o serviço de cheques com 10 folhas gratuitas por mês. 

Por fim, é possível abrir a Click Conta pelo celular, pela internet, nas máquinas de autoatendimento e nos postos credenciados. Para abrir a conta é necessário, se na agência, levar o RG do titular e do responsável, bem como CPF de ambos e comprovante de residência.

BB Conta Jovem

O BB criou a conta jovem para adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos incompletos que ainda não entraram na universidade. Esta conta é totalmente individual, e vem com cartão e cheque.

Contudo, por se tratar de uma conta de um banco tradicional, é necessário comparecer a uma agência do Banco do Brasil. O pai, mãe ou responsável deve levar alguns documentos, incluindo o RS e CPF (original), bem como o RG e CPF do menor de idade. Além disso, é necessário levar o comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias).

Para o maior de 16 e menor de 18 anos, fica atribuída a responsabilidade de assinar o contrato de abertura da conta junto com o responsável legal. Entretanto, no caso de ser menor de 16 anos, apenas o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta e demais documentos.

Neagle Bank

Fundado em dezembro de 2019, o Neagle Bank é uma conta digital de propriedade da galera do canal do YouTube Neagle. A ideia é oferecer contas digitais para pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e adolescentes. De acordo com Lucas Pérez, CEO da fintech parceira do projeto, a Trampolim, o projeto visa a inclusão financeira dos jovens e adolescentes.

Antes de mais nada, as contas abertas no Neagle ficam no nome do responsável pelo menor de idade. Apesar disso, a criança ou adolescente poderá usar o app de forma independente, mas com a orientação da família. A conta oferece um cartão pré-pago com limite de movimentação de R$ 2.500.

Além disso, o Neagle oferece vantagens que incluem descontos em boletos, cashback no marketplace do app, cartão virtual e skins para o app. Também é possível assinar o Neagle Plus para ter acesso aos conteúdos exclusivos do canal no Youtube.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: ViDI Studio shutterstock.com

Comentários
Carregando...