Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz não terá taxa extra em janeiro

3

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, nesta sexta-feira (28), a informação de que será o segundo mês seguido de vigência da bandeira verde, que exclui a taxa extra da conta de luz. Ou seja, a conta de luz seguirá sem taxa extra em janeiro.

Leia também:

Alívio no bolso: conta de luz não terá cobrança de taxa extra em dezembro.

Vantagens do cartão BMG Card sem anuidade e sem consulta ao SPC e Serasa.

Seja membro

Conta de luz não terá taxa extra em janeiro

Segundo a agência, isso está sendo possível porque a estação chuvosa está aumentando o nível dos reservatórios. Isso significa que aumenta a produção de energia pelas usinas hidrelétricas. “com consequente recuperação do risco hidrológico (GSF) e manutenção do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) em patamar reduzido”.

O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. Ou seja, em momentos de escassez de energia, o sistema tarifário aumenta o custo, aí podem ser acionadas bandeiras amarela, vermelha 1 (rosa) ou vermelha 2.

Este ano, por exemplo, de janeiro a abril, vigorou a bandeira verde, que não tem cobrança de taxa extra. Em contrapartida, em maio, foi acionada a bandeira amarela, com cobrança adicional de R$ 1 a cada 100 kWh. Já em junho, a taxa extra subiu para R$ 5 a cada 100 kWh com o acionamento da bandeira vermelha 2, que foi mantida até outubro. No mês de novembro, no entanto, a bandeira voltou a ser amarela e no último mês do ano, vigorou a bandeira verde.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.