Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alívio no bolso: conta de luz não terá cobrança de taxa extra em dezembro

0

Em dezembro, os brasileiros não terão cobrança de taxa extra. Ou seja, a partir deste sábado (1), entrará em vigor a bandeira tarifária verde. Isso significa que não haverá cobrança extra dos consumidores.

No mês de novembro, esteve em vigor a bandeira amarela, o que representa cobrança adicional de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Leia também:

Conta de luz seguirá sem taxa extra em janeiro.

Cartão de crédito sem anuidade do Banco Inter Platinum vale a pena?

Confira 4 tipos de empréstimos para negativados com menor taxa de juros.

Alívio no bolso: conta de luz não terá cobrança de taxa extra em dezembro

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta-feira essa informação. Ainda segundo a agência, apesar dos reservatórios estarem com níveis reduzidos, a expectativa é que a estação chuvosa continue promovendo aumento do nível de produção de energia pela usinas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF). Esses fatores, portanto, impulsionam a tendência de queda no preço de liquidação de diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira acionada em cada mês.

Quando chove pouco tem taxa extra

Em momentos de escassez de energia, o sistema tarifário aumenta o custo, momento em que podem ser acionadas bandeiras amarela, vermelha 1 (rosa) ou vermelha 2.

Obviamente que, quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai e isso diminui a produção de energia. O governo então, pra compensar a queda, manda acionar usinas termelétricas, que são mais caras. Entretanto, quando há mais chuvas, o governo desliga as termelétricas e, automaticamente, o custo da geração de energia cai.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos e notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Comentários
Carregando...