Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crédito às famílias deve crescer 1,0% em janeiro, aponta pesquisa da Febraban

A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban aponta que o crédito às famílias deve avançar 1,0% em janeiro. Entenda mais aqui!

A mais recente Pesquisa Especial de Crédito da Febraban revela que o crédito destinado às famílias no Brasil tem previsão para registrar um avanço de 1,0% durante o mês de janeiro. Projeta-se esse aumento para ser distribuído de forma homogênea entre os recursos livres e direcionados. Ademais, com uma expansão de 1,0% e 0,9%, respectivamente.

Dessa maneira, a pesquisa analisa dados consolidados dos principais bancos do país. Sendo assim, destaca que tal crescimento terá impulso principalmente pelas modalidades de crédito rotativas e pessoais. Além disso, indica um dinamismo positivo na linha de aquisição de veículos.

Pesquisa da Febraban

Na imagem, pessoa recebendo maço de dinheiro de outra depois de conseguir linha de crédito
Imagem: create jobs 51/Shutterstock.com

Entretanto, o saldo total da carteira de crédito deve permanecer estável em janeiro, apresentando uma variação de 0%. Essa estabilidade reflete tanto o avanço do crédito às famílias quanto a contração do crédito direcionado às empresas.

Desse modo, o ritmo anual de expansão da carteira deve indicar uma leve perda de força. Assim, passando de 7,9% para 7,7%, após se manter estável em dezembro. Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, destaca que a estabilidade do saldo em janeiro não deve ser interpretada de forma negativa.

Isso especialmente devido à dinâmica do segmento empresarial. Ele ressalta que os indicadores sugerem uma estabilização no ritmo de crescimento anual do crédito próximo a 8%, beneficiado pela queda das taxas de juros e da inadimplência.

Panorama de crédito no Brasil

No que diz respeito às concessões de crédito, espera-se uma retração mensal de 9,7% em janeiro, influenciada por fatores sazonais, como o alto volume de concessões em dezembro. No entanto, ao comparar com janeiro de 2023, projeta-se o volume concedido em janeiro de 2024 para ser significativamente superior.

Assim, indicando um aumento de 13,5%, mesmo após ajustes sazonais e de inflação. Em síntese, a pesquisa da Febraban oferece uma visão abrangente do panorama do crédito no país.

Veja também:

Por que o Playcenter fechou, afinal?

Dessa forma, destacando tanto os avanços nas modalidades voltadas para as famílias quanto as tendências no segmento empresarial, proporcionando insights valiosos para o cenário econômico nacional. Os resultados completos serão oficialmente divulgados pelo Banco Central em sua Nota de Política Monetária e Operações de Crédito em 28 de fevereiro.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com