Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira a data de liberação do lucro do FGTS de 2022 para os trabalhadores

0

O artigo de Lei nº 13.446, de 2017, determina que os rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem ser distribuídos aos trabalhadores até o final de agosto. No entanto, vale ressaltar que mesmo que a quantia seja liberada nesta data, os beneficiários têm até 31 de dezembro para sacar. 

É provável que você também goste:

Aprenda a usar o FGTS para pagar financiamento de imóvel atrasado

Dessa forma, a Caixa Econômica Federal é responsável por contabilizar o lucro do FGTS e dividir entre os contribuintes. O repasse acontece para aqueles com contas ativas e inativas e seu valor varia de acordo com o apurado ao longo do ano.

Neste sentido, o governo usa esse lucro como forma de incentivo aos trabalhadores, uma vez que a quantia geralmente é usada para quitar dívidas, investir na casa própria ou até mesmo abrir o próprio negócio. 

Contudo, vale ressaltar que se você não retirar os valores do FGTS dos cofres do governo, o Tesouro do país toma isso como um empréstimo e usa para fazer investimentos em empreendimentos públicos como habitação, infraestrutura e saneamento básico.

Quem pode receber o lucro do FGTS?

Serão contemplados com o lucro do FGTS, os trabalhadores que fecharam o ano de 2021 com saldo positivo na conta do fundo. Assim, o valor da parcela é determinado pelo valor disponível até 31 de dezembro do exercício anterior.

De acordo com a lei, o fundo de garantia faz uma correção de 3% dentro da quantia acumulada. Em 2021, foram repassados 96% do total de rendimentos. 

Sendo assim, para saber se tem direito ao lucro do FGTS, você pode consultar nos seguintes canais:

  • Aplicativo FGTS;
  • Site da Caixa Econômica Federal;
  • Internet banking da Caixa, no caso de clientes do banco;
  • Telefone 3004-1104 (para as capitais brasileiras ou regiões metropolitanas) e 0800-726-0104 (demais regiões).

Ou, se preferir, compareça à uma agência da Caixa portando seus documentos de identificação. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar